A solenidade de posse do juiz Francisco Gerardo de Sousa no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul será na próxima quarta-feira ( 25), às 17h, no plenário do Tribunal Pleno. Autoridades dos poderes Executivo e Legislativo já confirmaram presença.

A promoção do juiz titular da 1ª Vara de Execução Penal para o cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, foi aprovada pelos componentes do Órgão Especial na sessão do dia 11, por unanimidade.

Desde o dia 2 de agosto de 2010, o juiz está atuando como convocado no cargo de desembargador. Francisco Gerardo assume a vaga deixada pelo Des. Luiz Carlos Santini, que se aposentou no início do mês.

Francisco Gerardo de Sousa ingressou na magistratura em abril de 1984, sendo o 1º colocado no III Concurso. Em setembro do mesmo ano, por merecimento, foi promovido a juiz de Direito e passou a atuar na primeira entrância, na Comarca de Porto Murtinho. Em março de 1985, a pedido, foi removido para a Comarca de Itaporã.

Por merecimento, em agosto de 1987, foi promovido a juiz de 2ª entrância e judicou na 1ª Vara Criminal de Corumbá. Novamente por merecimento, em 1991, foi promovido para atuar na 9ª Vara Criminal de Campo Grande, tornando-se juiz de entrância especial. Em setembro de 1994 assumiu a titularidade da Vara de Execução Penal, cuja denominação para 1ª Vara de Execução Penal efetivou-se em 2005.