OAB/MS requer protocolos de emergência do Tribunal de Justiça
Com os constantes problemas no sistema eletrônico do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado), a OAB/MS cobrou a criação de um “protocolo de emergência” para o peticionamento. A atual situação deixa a advocacia à mercê da instabilidade do sistema, sem uma outra opção para trabalhar. “Hoje, o advogado acorda sem saber se vai poder trabalhar”, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com os constantes problemas no sistema eletrônico do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado), a OAB/MS cobrou a criação de um “protocolo de emergência” para o peticionamento. A atual situação deixa a advocacia à mercê da instabilidade do sistema, sem uma outra opção para trabalhar.
“Hoje, o advogado acorda sem saber se vai poder trabalhar”, afirmou Rachel de Paula Magrini Sanches, secretária-geral da OAB/MS. Em Paranaíba, por exemplo, os operadores do Direito ficaram cinco dias sem poder atuar, já que o Fórum da cidade fechou as portas, afirmando que com o e-SAJ e os serviços de internet e telefonia fora do ar, não havia como trabalhar, situação registrada em outras cidades e que afeta todo o Estado.
Para a secretária-geral, o TJ/MS deve, no mínimo, estabelecer providências de urgência, como o recebimento de processos físicos, tanto na Capital, como, principalmente, no interior. “Que o Tribunal aceite o peticionamento físico e depois digitalize o processo. O que não pode é o advogado ficar sem ter como atuar”, frisou.
A OAB/MS vem cobrando o TJ, em reuniões semanais, onde apresenta os diversos problemas apresentados no sistema eletrônicos. Algumas metas, como a distribuição dos processos, foram atingidas. “Mas todos os dias aparece um problema novo, a situação é complicada”, reclamou a secretária-geral da Seccional.
A OAB/MS também cobra que o TJ informe melhor os advogados dos problemas apresentados no sistema, e também de forma imediata.
“Precisamos de providências urgentes do Tribunal de Justiça. A advocacia e, em consequência, a sociedade está sendo prejudicada”, afirmou o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, que não descarta buscar auxílio do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para resolver a situação. “A nossa paciência já esgotou. Se não tomarmos medidas firmes, o advogado não poderá trabalhar”, ressalta.
Avelino Duarte lembra também a questão das custas processuais. “Exige-se que todo o processo seja eletrônico, mas as custas tem que ser apresentadas fisicamente. Estamos pedindo há tempos para resolver a situação, e termos as custas também eletrônicas, mas não somos atendidos”, comentou.
Além de cobrar o pleno funcionamento, a Ordem apresentou os problemas relatados pelos advogados, como forma de diagnosticar a raiz dos problemas. Desde que foi implantado o novo sistema de processo digital do 2º grau, no final de julho, a instabilidade causou até mesmo “sumiço” de processos. No período mais crítico, cerca de 2 mil processos físicos tiveram alterações. Vários advogados reclamavam que mandados de segurança, habeas corpus e outros processos estavam parados na distribuição. A diretoria da OAB/MS teve reunião com a presidência do Tribunal, onde apresentou os problemas e solicitou solução.
Além de não conseguir peticionar eletronicamente, advogados relataram à OAB/MS que não conseguiram realizar a petição de forma física, quando o e-SAJ fica fora do ar. “Quando não há condições para o advogado trabalhar é a sociedade que fica sem defesa. Não podemos admitir que esses problemas impeçam o exercício da advocacia”, comenta Avelino Duarte.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
STF retoma julgamento sobre conteúdos ilegais na internet
Julgamento começou em 27 de novembro e já dura quatro sessões
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.