A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça promove nesta quarta-feira (15), o 2º Encontro com Secretários de Segurança Pública e Defesa Social dos Estados que terão jogos da Copa do Mundo 2014. No encontro, será apresentado o detalhamento técnico de equipamentos e tecnologias de segurança que serão adquiridos pela secretaria para serem utilizados na Copa e também em outros eventos. Aparelhos que integrarão os Centros de Comando e Controle (regionais e móveis), dispositivos de imageamento aéreo e plataformas de observação estão entre as soluções tecnológicas.

Para garantir a segurança do mundial, o Brasil vai instalar uma rede de comando e controle em segurança pública. Serão implantados 14 centros de comando e controle, dois nacionais e 12 nas capitais-sede de jogos. Esses centros estarão conectados entre si para dar suporte tecnológico e de telecomunicações à integração das forças policiais para a Copa. E será um dos legados na área de segurança.

A rede vai viabilizar respostas rápidas e ações articuladas entre os comandos das instituições representadas (polícias, corporações de bombeiros, defesa civil e outras) às ocorrências de segurança pública ou relacionadas.

Por meio dos centros de comando e controle regionais, as autoridades estaduais acompanharão, sob a supervisão da Secretaria de Grandes Eventos, eventuais situações críticas e terão como responder com rapidez e de forma articulada. Já os dois centros nacionais permitirão realizar um completo monitoramento das ações, operações e estruturas de segurança (regionais e nacionais) e promover ações coordenadas.

O primeiro encontro foi realizado no Rio de Janeiro, em 3 de julho deste ano, quando foi apresentado aos secretários estaduais o plano estratégico de segurança para a Copa. (conheça o plano no endereço http://blog.justica.gov.br/inicio/exclusivo-plano-estrategico-de-seguranca-da-copa-2014/)

Histórico – A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos foi criada em agosto de 2011 com o objetivo de integrar as forças policiais no país, criar padrões de atendimento e treinamento e deixar um legado na área de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação dos profissionais.

Além da integração das polícias dos estados cujas capitais sediarão os jogos da Copa com as Polícias Federal e Rodoviária Federal e com a Força Nacional de Segurança Pública, é missão da Secretaria Extraordinária promover a interação com as polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Esse processo de articulação envolve ainda outros órgãos federais, estaduais e municipais, como Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e concessionárias de energia.