Foi empossado no início da noite desta quarta-feira (19) o juiz Marcos José de Brito Rodrigues no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, na presença do presidente do TJMS Hildebrando Coelho Neto e autoridades.

Ele é natural de Campo Grande e formado em Direito pela antiga FUCMT, ingressando na magistratura em dezembro de 1988 e em agosto de 1991 foi promovido para a 1ª Vara de Ivinhema.

Segundo a assessoria do TJMS, em dezembro de 2000, por permuta, foi removido da 6ª Vara Cível para a 2ª Vara de Família e Sucessões de Campo Grande. Atuou também como integrante das Turmas Recursais, nos Juizados Especiais e foi diretor do Foro da Capital por duas vezes.
 
Em março de 2009, titularizou a Vara de Sucessões de Campo Grande e, em julho de 2010, foi designado para ser juiz auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça. Em maio de 2011, por designação, tornou-se juiz auxiliar da Presidência do TJMS até abril de 2012, quando passou a atuar como desembargador em substituição.
 
Questionado sobre as novas responsabilidades que assumirá como desembargador, ele garantiu não estranhar, pois já atua na mais alta corte da justiça de MS desde abril, como juiz convocado. “Continua tudo como antes. A intenção é trabalhar, trabalhar e trabalhar”, disse ele.

De acordo com a assessoria do órgão, o magistrado foi promovido em sessão realizada no dia 5 de agosto e votado em Pleno o concurso de promoção por merecimento. Ele ocupa a vaga deixada pelo desembargador Paulo Alfeu Puccinelli, aposentado em agosto.