Política / Justiça

Luxemburgo pode ser suspenso por até seis jogos no STJD

Vanderlei Luxemburgo pode ser afastado do comando do Grêmio por até seis partidas. Expulso diante do Cruzeiro, na nona rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima segunda-feira, dia 30 de julho, em sessão a partir das 18h. A Primeira Comissão Disciplinar também julgará o zagueiro […]

Arquivo Publicado em 26/07/2012, às 00h24

None

Vanderlei Luxemburgo pode ser afastado do comando do Grêmio por até seis partidas. Expulso diante do Cruzeiro, na nona rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima segunda-feira, dia 30 de julho, em sessão a partir das 18h. A Primeira Comissão Disciplinar também julgará o zagueiro Werley, expulso na mesma partida.


O Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 a 1 na partida realizada no dia 15, mas acabou tendo o zagueiro e o treinador expulsos do estádio Independência. De acordo com o relato do árbitro Marcelo Aparecido de Souza, Werley deixou o gramado aos 43 minutos do primeiro tempo por “trancar seu adversário” e receber o segundo cartão amarelo.


O zagueiro responderá ao artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), acusado de “praticar ato desleal ou hostil durante a partida”. Werley pode ser punido com até três partidas de suspensão, mas com a automática levada em conta, o que pode deixar o jogador fora de mais dois jogos.


Vanderlei Luxemburgo foi expulso aos 44 minutos do segundo tempo por reclamar do árbitro. Na súmula, Marcelo de Souza relata que, após a marcação de uma falta contra o Grêmio, o treinador “discordou de sua marcação” e, por isso, acabou expulso. Luxa já havia sido advertido verbalmente pelo árbitro.


A Procuradoria do STJD entendeu que Luxemburgo “assumiu conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva; desrespeitando os membros da equipe de arbitragem”, e o denunciou com base no artigo 258, § 2º, inciso II do CBJD, que prevê suspensão de uma a seis partidas.


Antes do julgamento, o Grêmio tem dois duelos para disputar. Nesta quarta, recebe o Fluminense às 21h50, no Olímpico. No domingo, dia 29, enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira.


Jornal Midiamax