Liminar da Justiça cancela eleição para Sindicato dos Correios
A eleição da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS), que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira (30), foi cancela por liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho. Na decisão, o Desembargador Francisco das C. Lima Filho da TRT da 24ª Região alega que “Como os princípios democrático, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A eleição da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS), que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira (30), foi cancela por liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho.
Segundo informações de Adão José Balduíno Vilela, da Comissão Eleitoral da Chapa 2, o cancelamento se deu após a Chapa 2 e a Chapa 3 entrarem na Justiça contra a realização do pleito.
Vilela explica que primeiramente, a Chapa 2, entrou com pedido para que as chapas tivessem direitos iguais, já que a Chapa 1, segundo ele, não estava respeitando todos os artigos do Estatuto da Eleição.
De acordo com Vilela, a Chapa 1 não apresentou os nomes dos mesários e presidentes da Mesa Eleitoral, conforme determina o Estatuto do sindicato. Ele disse que o prazo era de até 10 dias antes do pleito. A Chapa 1 apresentou os nomes 7 dias antes, depois que a 2 entrou com ofício requerendo os nomes.
Já Jaime Villaba, representante da Chapa 3, disse que seu grupo pediu o cancelamento da eleição porque a Chapa 1 descumpriu o artigo 53 do Estatuto, que garante que a indicação dos presidentes e mesários devem ser nomeados “em comum acordo entre as chapas concorrentes, até dez dias antes da eleição”. Segundo ele, a Chapa 1 teria feito a indicação sem consultar a 2 e a 3.
Além disso, ele informou que a 1 não permitiu que fiscais da 2 e 3 acompanhassem os envios das urnas de votação para o Interior do Estado. O que, conforme Villalba, também infringe as regras do Estatuto.
Em defesa da Chapa 1, Alexandre Tokashi informou que 30 dias antes da data prevista para as eleições foi publicado o Edital de Convocação, como rege o Estatuto. Segundo ele, ao longo do processo eleitoral foram realizadas quatro reuniões entre as chapas e a Comissão Eleitoral onde as regras foram estabelecidas.
Conforme Tokashi, cada uma das chapas queria indicar um nome para compor a Comissão Eleitoral, contudo, segundo ele, o Estatuto aponta que o nome deve ser consenso entre todas, o que não ocorreu.
Para Tokashi, o pedido de cancelamento por parte das concorrentes se deu porque eles não estão tendo uma boa avaliação com os trabalhadores e por isso quiseram prejudicar o andamento da eleição
As três chapas são apoiadas por três centrais sindicais diferentes. A chapa 1, da situação, é apoiada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), enquanto a chapa 2 é apoiada pela Central Sindical e Popular Conlutas e a chapa 3 pela Central dos Trabalhadores do Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.