Justiça paraguaia decreta prisão de 12 sem-terra após conflito
Um juiz paraguaio decretou neste domingo a prisão de 12 trabalhadores sem terras e condenou outros 46 à revelia, após o confronto a tiros com policiais que causou a morte de pelo menos 17 pessoas na sexta-feira no nordeste do país. O juiz José Benítez ditou essas resoluções no marco das investigações do choque armado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um juiz paraguaio decretou neste domingo a prisão de 12 trabalhadores sem terras e condenou outros 46 à revelia, após o confronto a tiros com policiais que causou a morte de pelo menos 17 pessoas na sexta-feira no nordeste do país.
O juiz José Benítez ditou essas resoluções no marco das investigações do choque armado que aconteceu durante uma operação de despejo de uma fazenda na colônia Ybyrá Pytá, a 380 quilômetros ao nordeste de Assunção.
Os 12 afetados pela medida judicial foram acusados na véspera por vários crimes, entre eles homicídio doloso, tentativa de homicídio, lesão grave, associação criminosa, coação e coação grave.
O magistrado também condenou à revelia outros 46 sem terras que teriam participado desse incidente que terminou com a morte de seis policiais e de pelo menos 11 trabalhadores rurais nessa colônia, no departamento de Canindeyú, na fronteira com o estado do Paraná.
O conflito provocou a cassação do ministro do Interior, Carlos Filizzola, e do comandante da polícia, Paulino Rojas, cujos substitutos, Rubén Candia Amarilla e Arnaldo Sanabria, respectivamente, juraram seus cargos no sábado perante o presidente paraguaio, Fernando Lugo.
O Executivo autorizou na sexta-feira o envio de tropas militares à área de conflito para reforçar as tarefas da polícia.
Os desalojamentos e ocupações de terras são constantes no país, embora esta seja a primeira vez que se registra um fato dessa magnitude.
Os grupos de “sem terras” acusam o Estado de ter cedido ilegalmente terrenos a latifundiários e produtores agrícolas, principalmente durante a ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.