Coligação de Giroto desrespeita Justiça e reproduz reportagens sobre vídeo falso
Candidato exibiu imagens da gravação, considerada falsa pela perícia, na televisão, e distribuiu informativo com reportagens sobre o tema, mesmo após proibição do juiz Alexandre Corrêa Leite
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Candidato exibiu imagens da gravação, considerada falsa pela perícia, na televisão, e distribuiu informativo com reportagens sobre o tema, mesmo após proibição do juiz Alexandre Corrêa Leite
A coligação “Mais Trabalho por Campo Grande”, do deputado federal Edson Giroto (PMDB), desrespeitou, nesta quarta-feira (24), decisão do juiz da 53ª zona eleitoral, Alexandre Corrêa Leite, e reproduziu tanto no horário eleitoral gratuito quanto em informativo impresso vídeo e reportagens contra o candidato Alcides Bernal (PP).
O vídeo divulgado, considerado falso e uma montagem por dois institutos de perícia, foi manchete, na terça-feira (23), dos jornais Correio do Estado e do Estado de Mato Grosso do Sul.
Diante da certeza de a gravação ser falsa e munida de laudo pericial, a coligação “A Força da Gente”, comandada por Bernal, acionou a Justiça, no final da tarde de ontem para proibir a exploração do vídeo e das reportagens sobre ele publicadas no horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão.
Por volta das 20h de terça-feira, Alexandre Corrêa Leite acolheu o pedido de liminar. “Como se nota em laudo que instrui a inicial, elaborado por conceituado Instituto de Perícias, o vídeo possui claros indícios de edição maliciosa, com descompasso entre áudio e vídeo, inclusão de imagens e falas não originais, tudo no sentido de comprometer o representante”, justificou o juiz.
“Por meio de fax, o representante da coligação, Fábio Castro Leandro, foi comunicado da decisão ontem à noite”, informou o advogado de Bernal, Lênio Ben Hur. Nesta quarta-feira, no entanto, nas inserções na rádio e na TV da coligação de Giroto, o vídeo falso foi tema de ataques contra o adversário. Depois de exibir parte da gravação e de compará-la com outros fatos registrados em Mato Grosso do Sul, o apresentador indagava “essa é a Campo Grande que você quer?”.
Diante de denúncias sobre o desrespeito à ordem judicial, foi estendida a liminar a seis emissoras de televisão e as rádios para dar fim à divulgação do vídeo montado. Somente depois das 15h, as emissoras foram notificadas.
“O fato é que a coligação estava ciente da decisão desde ontem à noite e deveria ter procurado as emissoras para substituir o conteúdo das inserções, mas não acolheu ordem judicial”, reforçou Ben Hur.
Informativo com reportagens sobre o vídeo
Ainda hoje, informativo da coligação “Mais Trabalho por Campo Grande”, com reportagens do Correio do Estado e do Estado de Mato Grosso do Sul, foi distribuído em pontos estratégicos de Campo Grande, como na Avenida Afonso Pena, esquina com Duque de Caxias. O informativo anuncia a tiragem de cinco mil exemplares.
Advogado da coligação “A Força da Gente”, Rafael Antonio Scaini entende que a distribuição do informativo também desrespeitou decisão judicial. “Como no horário gratuito na televisão e na rádio, o jornal é uma propaganda eleitoral”, explicou. “E da mesma forma, trata de propaganda negativa contra Bernal, e não propositiva a Giroto, o que a legislação eleitoral veda”, completou.
Prisão e cassação de candidaturas
Diante do descumprimento de decisão judicial, Bernal, acompanhado de seus advogados, protocolou, no final da noite desta quarta-feira, na 53ª zona eleitoral, pedido de prisão do representante da coligação por descumprimento de ordem judicial.
Na mesma ocasião, o candidato foi à 36ª zona eleitoral pedir a cassação do registro das candidaturas de Giroto e do seu vice, Dagoberto Nogueira (PDT), por abuso de poder econômico ao distribuir informativo com tiragem de cinco mil exemplares.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.