Pelo menos provisoriamente, o município de tem um novo gestor. É o vice Valdenir Nogueira de Souza (PP), empossado pela Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (10) em razão do afastamento do prefeito Albertino Nunes Ferreira (PDT), o Japino.

A cidade ficou sem comando na semana passada depois que o Ministério Público Estadual acionou a justiça pedindo a interdição de Japino, com base em laudos médicos que atestavam a falta de capacidade do prefeito em seguir no cargo. O pedido foi acatado em primeira instância pelo juiz da comarca de Bandeirantes.

O prefeito foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC, conhecido como derrame) em março de 2009, e desde então sofre com perda de memória e problemas motores.

Esta noite os moradores compareceram em peso à Câmara Municipal, pois havia um grande anseio popular pela definição de quem seria o novo prefeito. Mas a posse tem caráter provisório porque Japino entrou com recurso no Tribunal de Justiça para fulminar a decisão que o afastou. O processo tramita agora na 4ª Turma Cível do TJ, nas mãos do desembargador Rêmolo Letteriello – o mesmo magistrado que em fins de 2010 concedeu liminar reconduzindo o prefeito ao cargo em outra ação proposta pelo MPE.