Justiça manda suspender eleição da Acrissul

A juíza Gabriela Müller Junqueira, da 7ª Vara Cível de Campo Grande, determinou nesta segunda-feira, 30 de maio,  a suspensão da eleição da nova diretoria da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) marcada para dia 7 de junho, terça-feira. A decisão da magistrada atende ação cautelar com a qual a chapa A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A juíza Gabriela Müller Junqueira, da 7ª Vara Cível de Campo Grande, determinou nesta segunda-feira, 30 de maio,  a suspensão da eleição da nova diretoria da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) marcada para dia 7 de junho, terça-feira. A decisão da magistrada atende ação cautelar com a qual a chapa A Força do Agronegócio, encabeçada pelo pecuarista José Lemos Monteiro – o Zeito, ingressou, alegando descumprimento do estatuto e falta de transparência no processo.

O advogado da chapa, Antônio Pionti, explica que amanhã um oficial de justiça deverá levar a intimação ao atual presidente, Francisco Maia, que também ficará sujeito à multa diária de R$ 1 mil, caso não entregue à chapa de Zeito a cópia da lista de eleitores, conforme determina o estatuto.  Em duas ocasiões Zeito solicitou a lista, conforme requerimentos protocolados nos dias 20 e 24 de maio, assim como a relação dos componentes da comissão eleitoral.

Além de se negar a prestar essas informações, Chico Maia, segundo Zeito, também não compôs a comissão. “A primeira atitude a ser tomada no processo, conforme o estatuto, é criar a comissão eleitoral e aí sim se publica o edital e segue os demais passos. Porém, o presidente elaborou ele próprio o edital e depois ainda o republicou, tudo isso sem ter uma comissão eleitoral”, observa Pionti. Sendo assim, conforme decisão, a eleição fica suspensa até que a composição de tal comissão seja publicada oficialmente.

O advogado considera que a decisão da juíza cria condições de corrigir as falhas com as quais o processo teve início e também de dar transparência à eleição. “Acredito que a partir de agora a condução da eleição se dará com mais cuidado”. O primeiro edital conclamando a eleição para o dia 7 de junho saiu no dia 18 de maio e o segundo no dia 26 de maio, desta vez encurtando o prazo de votação em quatro horas, diz o advogado.

Conteúdos relacionados