Em 2010 a Justiça Itinerante realizou 9.519 audiências. Desse total, em 95,1% das audiências houve a conciliação entre as partes. O percentual de acordo no ano passado superou ligeiramente 2009 quando foram 94% dos casos resolvidos por meio de um acordo.

Dentre os casos tratados no juizado, foram 3.969 reconhecimentos de união estável e a conversão em casamento. O divórcio direto ficou na segunda posição, com 1.036 acordos firmados e apenas 20 não firmados. O serviço assumiu o lugar ocupado em 2009 pela execução de alimentos que este ano registrou 636 acordos e o maior número de casos sem acordos: 193.

A Justiça Itinerante é formada por dois ônibus que percorrem os bairros periféricos da Capital atendendo as demandas judiciais dos cidadãos, sem que eles tenham que se dirigir ao centro da cidade. O serviço gratuito, oferecido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da 8ª Vara do Juizado Especial, busca conciliar todos os tipos de ações e quando não há acordo encaminha como ação para solucionar o conflito.

O calendário das atividades para o primeiro semestre de 2011 foi divulgado antes do recesso forense e pode ser consultado aqui.

O cartório da Justiça Itinerante está localizado na Rua Antônio Corrêa, nº 85, quase esquina com a Av. Fernando Corrêa da Costa, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino. O horário de atendimento é das 7 às 18 horas, sem intervalo de almoço. Informações no telefone (67) 3314-5503.