Animais foram confiscados em fazendas situadas na região sul de MS; dinheiro vai para os cofres do governo federal

Lotes de cabeças de gado oriundos do tráfico de drogas são leiloados pela 3ª vara criminal da Justiça Federal na manhã desta sexta-feira (28). O com 8,3 mil bovinos começou às 9h30, no auditório da Justiça Federal, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

As negociações também acontecem em tempo real pelo site www.leiloesjudiciais.com.br, onde os interessados acompanham os lances em vídeo.

Segundo o juiz Odilon de Oliveira, o dinheiro arrecadado será revertido para a União. Sobre a transação comercial, o juiz explica que os traficantes precisam legalizar o dinheiro adquirido com os entorpecentes e para isso adquirem gado, cuja apreensão acontece após decisão judicial.

Durante a comercialização, um dos lotes com 201 bezerros para cria teve lance inicial de R$ 60,3 mil e foi vendido por R$ 83 mil.

De acordo com os organizadores do evento, os lotes que não forem negociados serão leiloados no dia 09 de fevereiro. Outros leilões estão previstos ainda este ano com outros gado, aviões e veículos, mas segundo Odilon ainda não há uma previsão para realizar os .

Os animais foram apreendidos de sete fazendas e três sítios, nos municípios de Iguatemi, e Eladorado, região sul do Mato Grosso do Sul.