O ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa, principal delator do esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM, reafirmou na última quinta-feira à Justiça a existência do suposto crime.

Barbosa disse que foi cooptado para captar dinheiro para financiar a campanha do ex-governador José Roberto Arruda em 2006. De acordo com ele, o dinheiro era proveniente de propinas de contratos de informática. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O delator confirmou o pagamento de mesadas de R$ 20 mil à ex-deputada Eurides Brito e garantiu que outros parlamentares também receberam dinheiro. Ela também prestou depoimento ontem e afirmou que o vídeo comprovando as denúncias é verdadeiro, mas que as informações foram deturpadas pela imprensa.

Segundo ela, as imagens dizem respeito a fatos ocorridos em 1996 e o dinheiro tinha o objetivo de ressarcir despesas feitas com atividades político-partidárias, que incluíam reuniões, churrascos e jantares, num total de cerca de R$ 28 mil.