TJ consegue aposentadoria a trabalhador 15 anos após ele ter as pernas amputadas
O aposentado Mário Martins de Oliveira demorou 15 anos para conseguir uma aposentadoria por invalidez após ter as pernas amputadas em um acidente de trabalho. A decisão foi tomada hoje pela 3ª Turma Cível, por unanimidade e com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça. Mário sofreu um acidente em 1995, quando perdeu os membros inferiores. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aposentado Mário Martins de Oliveira demorou 15 anos para conseguir uma aposentadoria por invalidez após ter as pernas amputadas em um acidente de trabalho. A decisão foi tomada hoje pela 3ª Turma Cível, por unanimidade e com o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça.
Mário sofreu um acidente em 1995, quando perdeu os membros inferiores. Então em abril de 1998 ele formulou o requerimento administrativo para a concessão de benefício previdenciário, sendo submetido à perícia médica na qual se concluiu que, mesmo com a deficiência, não foi caracterizado uma lesão que causasse incapacidade permanente.
Desta forma, o agora aposentado, ingressou com uma ação sumária contra o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) alegando que trabalhava em serviços pesados e que havia sido exposto a condições de trabalho que prejudicaram a sua saúde e integridade física.
A decisão não foi acolhida em 1º grau, mas Mario recorreu e o desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, relator do processo, afastou a preliminar de nulidade de sentença.
Ele entendeu que para a concessão do benefício da aposentadoria por invalidez, é necessário que o segurado preencha os requisitos elencados na Lei nº 8.213/91, quais sejam, a condição de segurado, o recolhimento de doze contribuições mensais e a incapacidade definitiva e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência.
Para o relato, se as provas evidenciam a incapacidade do trabalhador para exercer as atividades que antes desempenhava, ele está impedido de atuar no mercado de trabalho e por isso o benefício da aposentadoria deve ser concedido, pois o trabalhador não reúne condições para desenvolver outra atividade, até em razão de sua idade avançada e de seu pouco grau de instrução.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.