Oficial de Justiça e PF dão ultimato a índios que ocupam fazenda de Pedrossian
A Polícia Federal acompanhou um oficial da Justiça Federal para notificar índios terenas a deixarem a Fazenda Petrópolis, do ex-governador Pedro Pedrossian, em Miranda. A reintegração de posse foi uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu liminar (AC 2556) para suspender a Portaria nº 791/2007, do Ministério da Justiça, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Federal acompanhou um oficial da Justiça Federal para notificar índios terenas a deixarem a Fazenda Petrópolis, do ex-governador Pedro Pedrossian, em Miranda.
A reintegração de posse foi uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu liminar (AC 2556) para suspender a Portaria nº 791/2007, do Ministério da Justiça, que declarou a posse permanente da área denominada Cachoeirinha, no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul, ao grupo indígena terena.
Com a decisão do STF, foi assegurado aos autores da ação a reintegração de posse da fazenda, do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian. Além disso, estão suspensos os efeitos da Portaria 791/2007 e o procedimento administrativo da Fundação Nacional do Índio (Funai) que considerou as áreas como terras tradicionalmente ocupadas por indígenas.
Segundo a Polícia Federal, os índios foram notificados da decisão do STF. De acordo com a PF, para que ocorra o despejo é preciso que a ação seja planejada com antecedência. Na manhã de hoje, a equipe que acompanhou o oficial de justiça era composta por um delegado e três agentes. Cerca de 250 indígenas estão na região.
MPF
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, recorreu da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério Público Federal (MPF) quer que o presidente do STF reconsidere a decisão ou submeta o recurso ao Plenário para cassar a liminar.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.