Justiça Federal em MS completa 30 anos sem juízes no interior

O juiz federal Odilon de Oliveira, participou nesta tarde da solenidade em comemoração aos 30 anos da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. Em discurso de abertura da sessão solene no Tribunal de Justiça Federal, Oliveira falou sobre a carência de juízes federais no Estado. “Aqui no Estado temos duas carências, uma que é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O juiz federal Odilon de Oliveira, participou nesta tarde da solenidade em comemoração aos 30 anos da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul. Em discurso de abertura da sessão solene no Tribunal de Justiça Federal, Oliveira falou sobre a carência de juízes federais no Estado.

“Aqui no Estado temos duas carências, uma que é a falta de informatização dos processos, pois aqui ainda há muito papel, diferente de outros estados. E também há poucos juízes federais atuando no interior”, enumerou ele durante o discurso.

Segundo dados, no Estado há 345.673 processos, sendo que 184 mil está concentrado somente da Capital.

A carência é tamanha que a Justiça Federal está presente em apenas em sete dos 78 municípios sul-mato-grossense, ou seja, nem 10% das cidades do Estado possuem essa presença.

A justiça federal tem atuação fixa em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Coxim.

Após a solenidade de abertura, o juiz federal Odilon de Oliveira prefere palestra sobre “Mecanismos de resistência no combate ao crime organizado”. Ele sugere a criação de juizados federais em cidades como Bela Vista, que fica na fronteira e onde há muitos casos de tráfico, contrabando e outros crimes federais, por exemplo.

Odilon é o magistrado brasileiro que mais aplicou penas contra traficantes no Brasil, sendo que as penas somadas das sentenças é superior a mil anos de detenção.

Homenagem

A cerimônia que contou com a presença do Ministro Ari Pargendle, presidente do Superior Tribunal de Justiça e de Roberto Haddad, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

O ex-governador Wilson Barbosa Martins também esteve presente e será homenageado. Barbosa Martins era o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado em 1980, quando a Justiça Federal foi instalada no Estado.

O evento atraiu lideranças políticas como o governador André Puccinelli (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa deputado Estadual Jerson Domingues (PMDB) e o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados