[ BASTIDORES ] Visita ilustre causa alvoroço na Câmara

.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

.

Professor

O presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), teve que chamar a atenção dos vereadores após a votação do Orçamento 2018. Quando o relator da lei, Eduardo Romero (Rede), estava falando, os colegas estavam em pé conversando.

Motivo

O motivo da agitação foi a visita do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), que apareceu ‘de surpresa’ para realizar outra agenda. Quando o chefe do Executivo chegou ao parlamento, os vereadores foram o cumprimentar.

Projetinho

Nas considerações finais teve até vereador classificando o Orçamento como ‘projetinho’. No momento, a fala não causou impacto, mas trata-se de projeto de lei que vai determinar quanto e em quais áreas o Executivo vai investir no ano de 2018.

Rapidez

A sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal nessa quinta-feira (7) foi tão rápida que não chegou a durar cinco minutos. A convocação foi feita para colocar o Orçamento 2018 em segunda votação, que acabou sendo simbólica.

Sumiço

O inquérito policial que apurava as condições da morte de Reinaldo Martins de Souza, vulgo Kaburé, no município de Nioaque, sumiu da delegacia da cidade. O sumiço levou o MPE-MS a instaurar um inquérito sobre o caso. Kaburé foi candidato a vice-prefeito da cidade de Maracaju, e era conhecido entre os moradores de Nioaque.

Sumiço II

O MPE-MS determinou que fossem realizadas buscas na delegacia, na própria Promotoria de Justiça de Nioaque. Nada foi encontrado. O órgão então pediu à Delegacia-Geral e à Corregedoria-Geral da Polícia Civil que investigassem o caso, administrativo e criminalmente.

Sumiço III

Após sete dias de buscas, uma delegada de polícia de Nioaque enviou uma mensagem pelo Whatsapp ao promotor que investigava o caso. Os papéis dos autos do inquérito nunca tinham deixado a Delegacia. Estavam apenas embaixo de uma ordem de serviço dentro de um armário.

Aviso

No início da agenda pública na manhã de quinta-feira (7), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) agradeceu a presença de deputados, mas os avisou que, no mesmo momento, havia sessão na Assembleia Legislativa, que precisava da presença deles para “votação de matérias importantes”.

Saíram

Após o aviso, os deputados Herculano Borges (SD), Mara Caseiro (PSDB) e Paulo Corrêa (PR) deixaram a reunião, da qual Maurício Picarelli (PSDB) já tinha ido embora. Permaneceram Beto Pereira (PSDB), como representante da Casa, Enelvo Felini (PSDB), Marcio Fernandes (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB) e Felipe Orro (PSDB).

Prejuízo

A Assembleia Legislativa gastou R$ 1.517,25 para trocar a porta de vidro quebrada durante as manifestações contra a reforma da Previdência dos servidores estaduais, incluídos os custos com tapume e instalação. Além disso, uma outra folha da porta foi danificada e também deverá ser trocada. O valor ficará em R$ 614,12.
 

Conteúdos relacionados

discurso lista
projeto prefeito
vereador parlamentar