Pular para o conteúdo
Política

Vereadores devem convocar Consórcio Guaicurus para CPI sobre transporte público

CPI investiga serviço prestado pelas empresas de ônibus e o cumprimento de TAG
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
CPI consórcio Vereadores
A CPI terá duração de 120 dias. (Foto: Reprodução/Câmara)

Vereadores que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus podem convocar as empresas de ônibus para prestar declarações. A primeira reunião do grupo que apura as condições do transporte coletivo em acontece nesta segunda-feira (24).

Na reunião, o grupo deve definir o cronograma de atuação da CPI pelas próximas semanas. Assim, podem estabelecer a data em que o Consórcio será convocado à Câmara de Campo Grande.

A informação foi confirmada pelo vereador Junior Coringa (MDB), integrante da CPI do Consórcio e representante da minoria da Câmara. “Vamos convocá-lo a participar”, disse o vereador.

Logo, Coringa detalhou que o grupo deve “ouvir os empresários, a Prefeitura, ouvir a Agência, o responsável pela . Para a gente poder buscar todas as informações que a CPI precisa”, explicou.

Contudo, a convocação não garante que as empresas vão colaborar com as investigações. Conforme o regimento interno, a CPI terá duração de 120 dias.

Fatos determinados

A CPI pretende investigar três fatos determinados. Além disso, o objeto de apuração é a junção de dois requerimentos de abertura da CPI, propostos por Junior Coringa (MDB) e Lívio Leite (União).

Confira os fatos determinados:

  • A utilização de frota com idade média e máxima dentro do limite contratual e o estado de conservação dos veículos nos últimos cinco anos;
  • O equilíbrio financeiro contratual após a aplicação dos subsídios públicos concedidos pelo Executivo Municipal de Campo Grande à empresa concessionária, por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024;
  • A fiscalização feita pela Prefeitura Municipal, pela Agereg e pela Agetran no serviço de transporte público prestado pela concessionária após a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) perante o TCE-MS, em novembro de 2020.

Abertura de CPI expõe falha de fiscalização da Câmara em TAG

A abertura da CPI do Consórcio Guaicurus para investigar as partes envolvidas no transporte público de Campo Grande cinco após a assinatura de um TAG (Termo de Ajuste de Gestão) expõe a falha da Câmara Municipal em acompanhar o cumprimento das medidas firmadas no documento.

Dos 29 compromissos firmados no TAG, apenas 3 cláusulas cobravam diretamente o grupo de empresários que detém a concessão do transporte público da Capital. Assinaram o termo em 2020: a Prefeitura de Campo Grande, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e o Consórcio Guaicurus.

Assim, o documento, que tinha como compromissário – aquele que assume o compromisso – o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de ), determinou que a Câmara Municipal de Campo Grande teria o papel fiscalizador do cumprimento das medidas estipuladas para melhorar o transporte público.

“A anuente Câmara Municipal de Campo Grande, como integrante do sistema de controle externo, nos termos do art. 31 da CF/88, ao anuir com o presente Termo, colaborará com a fiscalização dos compromissos assumidos neste instrumento”, traz o documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

CRB vence Volta Redonda e é o único clube com 100% de aproveitamento na Série B

Morto em confronto no Jardim Monumento carregava sacola com crack e portava arma, afirma GCM

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Cruzeiro supera Inter para assumir vice-liderança do BR feminino

Últimas Notícias

Esportes

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

O novato da Sauber ainda não somou nenhum ponto nas primeiras quatro corridas que participou

Brasil

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Ao todo, 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Polícia

Incêndio repentino destrói casa em Três Lagoas

Moradores perceberam as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros

Esportes

Cruzeiro faz boa apresentação e despacha o Bahia no Mineirão, com dois gols de Kaio Jorge

Válido pela quarta rodada do campeonato Brasileiro