Pular para o conteúdo
Política

Vereadores definem União Brasil na presidência e PL na relatoria da CPI do Consórcio

A primeira reunião da comissão está marcada para a próxima segunda-feira (24)
Mariane Chianezi, Marcus Moura -
Vereadores que irão compor a CPI do Consórcio Guaicurus | (Marcus Moura, Midiamax)

Os vereadores de Campo Grandes definiram os integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o Consórcio Guaicurus e anunciaram Dr. Lívio (União ) como presidente e a vereadora Ana Portela (PL) como relatora da comissão. A primeira reunião da comissão está marcada para a próxima segunda-feira (24).

A comissão é formada pelos partidos com maior bancada da Casa de Leis, que atualmente é o PP, PL, União Brasil, e PT. Como o Midiamax havia adiantado nesta quarta-feira (19), a possibilidade do PSDB ceder lugar para Junior Coringa (MDB) se confirmou.

Desta maneira, a CPI do Consórcio Guaicurus ficou composta pelos vereadores Dr. Lívio (União Brasil), Ana Portela (PL), Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP) e Coringa (MDB).

“Era um pedido da população há décadas já. Há vários anos. E a gente tem que comemorar isso, tem que celebrar, só que isso traz esse peso de responsabilidade para que a gente realmente apresente o resultado que o usuário espera. É o que a gente vai fazer, a gente vai trabalhar arduamente para isso acontecer”, disse.

A primeira reunião, que acontece na próxima segunda-feira, definirá o cronograma da CPI, dentre oitivas e visita em locais. O encontro está marcado para ocorrer às 9h.

Relatora da CPI, Ana Portela (PL) disse que além das visitas in loco, a CPI trará pessoas técnicas para os pareceres. “E é importante a gente ressaltar que todo esse grupo aqui vai estar caminhando junto, para realmente trazer esse retorno dessa investigação da forma que a população tanto espera”, comentou.

Ativista por melhorias no transporte público em , Luiza Ribeiro (PT) explicou que a CPI é um instrumento do parlamentou para investigação de um fato determinado e que está aberta às autoridades, aos usuários e cidadãos.

“[A CPI está aberta para] a sociedade como um todo. Tem pessoas com deficiência que reclamam do funcionamento desse transporte coletivo, empresários, empreendedores, pessoas comuns, autoridades, nós vamos ouvir o Tribunal de Contas do Estado, vamos ouvir, enfim, todas as pessoas que queiram falar com a Comissão. Nós vamos ter no calendário de oportunidade para ouvi-los, seja através de documentos, de perícias ou pessoalmente através das audiências. Vão ter muito trabalho, mas vai ser um momento importante para a cidade passar ali para o transporte coletivo urbano da nossa cidade”, disse.

CPI do Consórcio na Câmara

A Procuradoria da Câmara Municipal de Campo Grande reuniu os dois requerimentos que pediam a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus e deu parecer favorável para a investigação do transporte público da Capital. Agora, com os dois objetos agrupados, o foco da CPI passa a ser mais abrangente.

O anúncio da abertura da CPI aconteceu na terça-feira (18). Assim, a Procuradoria reuniu os requerimentos protocolados pelos vereadores Júnior Coringa (MDB) e Dr. Lívio (UNIÃO).

CPI da Câmara Municipal que seria para investigar falhas do Consórcio Guaicurus começa a tomar outro rumo antes mesmo da instalação. Isso porque parecer assinado pelo procurador jurídico da Casa, Gustavo Lazzari, que atua como parceiro em escritório junto com o advogado do Consórcio Guaicurus, foi favorável justamente a um dos pedidos feitos pelas empresas de ônibus na Justiça: o equilíbrio econômico do contrato de concessão.

Conforme o relatório assinado por Lazzari – que atuou como assessor do desembargador aposentado e atual defensor dos empresários de ônibus, Claudionor Miguel Abss Duarte -, a CPI está ‘autorizada’ a apurar a ocorrência de desequilíbrio financeiro do contrato.

O Consórcio faz exatamente o mesmo pedido no processo n. 0861076-76.2023.8.12.0001 que tramita no TJMS e que tem justamente o parceiro de Lazzari como advogado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Direto da UTI, Bolsonaro dá entrevista e reafirma que está enfrentando um julgamento político

Rebeca Andrade entra para a história como a primeira mulher brasileira a conquistar o Laureus

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"

Polícia

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Homem de 48 anos é acusado de atirar em outro de 28 anos e, depois, fugir em direção ao município de Caracol

Esportes

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Apesar do triunfo, a partida que encerrou a quinta rodada nesta segunda-feira foi um jogo de poucas emoções na Arena Fonte Nova

Cotidiano

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Corpo do animal foi encontrado boiando a cerca de duas horas de viagem de Corumbá, seguindo o curso do rio