Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Dourados aprovam Dia do Conservadorismo, em homenagem a Olavo de Carvalho

Data será celebrada anualmente em 24 de janeiro, em homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho, caso seja sancionada pelo prefeito
Marcos Morandi -
Proposta foi apresentada por vereador do PL (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de aprovou, nesta segunda-feira (10), o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Conservadorismo. A data será celebrada anualmente em 24 de janeiro, em homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho.

O projeto de autoria do vereador Sargento Prates (PL) agora depende ser sancionado pelo Marçal Filho () e poderá fazer Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município de Dourados.

Com a aprovação, o Dia Municipal do Conservadorismo passa a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município de Dourados.

A iniciativa tem como objetivo promover reflexões sobre “os princípios do conservadorismo, incluindo a valorização da tradição, da família, da soberania nacional, do respeito à fé e da liberdade individual”.

O texto do projeto prevê que o Poder Público poderá incentivar e promover, em parceria com instituições acadêmicas, associações culturais e entidades da sociedade civil, palestras, seminários, debates, eventos culturais e atividades educacionais voltadas à reflexão sobre o conservadorismo.

Já as escolas da rede municipal, conforme a lei aprovada pelos vereadores, também poderão abordar temas relacionados ao conservadorismo dentro de sua autonomia pedagógica, explorando suas influências na história brasileira e sua contribuição para a formação dos valores nacionais.

Homenagem a Olavo de Carvalho

Ao justificar a proposta, o vereador Sargento Prates ressaltou a importância da data para fortalecer a identidade cultural e estimular debates sobre os valores conservadores na sociedade douradense.

Segundo ele, o conservadorismo é um movimento filosófico e político essencial para o equilíbrio do debate democrático e para a construção de políticas públicas baseadas na ordem, responsabilidade e soberania.

“A escolha do dia 24 de janeiro como marco para essa data é uma homenagem ao legado de Olavo de Carvalho, um dos mais influentes pensadores conservadores do Brasil. Ele incentivou gerações a refletirem sobre princípios fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade baseada na ética, na justiça e no respeito às liberdades individuais”, afirmou o parlamentar.

‘Guru da extrema direita’

Entretanto, no entendimento do vereador Franklin Schmalz (PT), a nova legislação é desnecessária e nada contribui para o desenvolvimento da cidade.

“Votei contra porque não sou conservador. Sou progressista e não defendo esses princípios. Eu até respeito quem é conservador. Mas o problema desse Projeto de Lei é que ele faz uma homenagem ao Olavo de Carvalho”.

Para o parlamentar petista, Olavo é um “guru da extrema direita, antivacina e negacionista da ciência”. Ainda segundo Franklin, ele “desacreditou da Covid, das vacinas e no final, ao que tudo indica foi uma vítima da própria Covid”, pontua o vereador, ressaltando que a população merece que sejam apresentados outros projetos mais relevantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Israel: explosões são relatadas nos céus de Tel Aviv enquanto Irã lança nova onda de mísseis

‘Segue estável’: pai atualiza estado de saúde de menina que teve a perna amputada após acidente na BR-262

Congresso derruba veto e pensão para vítimas da zika é retomada

River Plate impõe ritmo forte, domina o Urawa Reds e estreia no Mundial de Clubes com vitória

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Homem tenta fugir, mas vai preso por agredir mulher em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Alcolumbre lê requerimento que cria CPMI sobre fraudes no INSS

A leitura foi feita durante sessão do Congresso Nacional

Polícia

Dupla é presa com maconha e cocaína em Corumbá

Durante fiscalizações na BR-262, foi abordado o condutor de um Chevrolet Celta

Brasil

Senado adia para próxima semana votação do projeto que aumenta número de deputados

Previsão era que o Senado votasse nesta terça

Transparência

Após aditivo de R$ 251 mil, asfalto e drenagem irá custar R$ 1,41 milhão em Caarapó

Enpav Construtora LTDA é responsável pelas obras no bairro Jardim Adonai