Pular para o conteúdo
Política

Vereadores aprovam Projeto Banho Solidário e proibição da comercialização do arsênio

Durante a sessão desta quinta-feira também foram votados dois vetos e um ofício
Anna Gomes -
lei motoentregadores
Plenário da Câmara Municipal (Fábio Oruê, Jornal Midiamax)

Vereadores da Câmara Municipal de aprovaram dois projetos na sessão ordinária desta quinta-feira (12). Foram aprovadas propostas do Programa Solidário, garantindo acesso a banhos à população em situação de rua, e a proibição da comercialização do arsênio, utilizado de forma criminosa em recentes casos de envenenamento. Ainda, dois vetos foram mantidos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, em regime de urgência, em única discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.699/25, que autoriza o a instituir o Programa Banho Solidário Campo Grande, com a finalidade de promover a dignidade da população em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua, garantindo o acesso a banhos por meio da instalação de chuveiros fixos ou itinerantes no território municipal. A proposta é do vereador Landmark, assinada também pelos vereadores Jean Ferreira, Ronilço Guerreiro e Leinha.

Também em urgência, foi aprovado o Projeto de Lei 11.895/25, que proíbe, em Campo Grande, a comercialização de qualquer substância, produto ou composto que contenha arsênio em sua formulação, em qualquer quantidade. Pela proposta, as exceções limitam-se à pesquisa científica realizada por instituições legalmente autorizadas ou à aplicação industrial ou laboratorial, quando houver controle técnico, licenciamento ambiental e autorização expressa da autoridade sanitária municipal. A proposta é do vereador Neto Santos.

Conforme a justificativa da proposta, embora haja regulação em nível federal sobre o uso industrial do arsênio, não há vedação geral à sua comercialização, o que abre margem para o comércio informal de substâncias.

Vetos – Na sessão, foi mantido ainda veto total ao Projeto de Lei 11.395/24, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, que institui o Banco de Negócios como uma plataforma on-line para promoção, desenvolvimento e colaboração em empreendedorismo em Campo Grande e estabelece sua integração com instituições educacionais. Pela proposta, o Banco de Negócios oferecerá suporte e capacitação aos empreendedores, por meio de cursos, workshops, mentorias e outras atividades de formação, parceria com instituições de ensino e empresas. A prefeitura alega vício de iniciativa e que a proposta acarretará aumento de despesas.

Foi mantido outro veto total ao Projeto de Lei Complementar 931/24, de autoria do vereador Carlão, com objetivo de permitir a utilização de caçambas de descarte de entulhos para publicidade e propaganda. A proposta justifica benefícios econômicos e ambientais com esses anúncios, utilizando uma estrutura já existente e oportunizando que pequenas empresas possam ter uma forma mais acessível para divulgar produtos e serviços. A prefeitura alega no veto que as propagandas podem distrair motoristas e pedestres.

Ofício – Foi aprovado ainda o Ofício 61/2025, de autoria do Executivo, que encaminha cópia do ato de dos membros de comissão, comitês e conselhos regionais em funcionamento em Campo Grande, referente ao segundo semestre de 2024 para homologação pela Câmara Municipal.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Boneca Barbie ganha primeira versão com diabetes tipo 1

Eduardo Bolsonaro posta agradecimento de 50% de Donald Trump

MPMS investiga fazendeiros por incêndio que devastou 160 hectares em Mato Grosso do Sul

Como usar o celular para transformar fotos em arquivos PDF e agilizar seu dia a dia

Notícias mais lidas agora

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Emprega CG: mutirão leva oportunidades ao Jardim Canguru na próxima terça-feira 

Últimas Notícias

Política

‘É preciso separar questão política de consequência econômica’, diz Nelsinho sobre tarifaço de 50%

O senador diz que o caminho é defender os interesses do Brasil acima de disputas ideológicas ou partidárias

Cotidiano

Na Afonso Pena, manifestantes pedem taxação dos super-ricos e fim da jornada 6×1

"É uma questão de sobrevivência, de vida. Esse ato é importante para isso", diz manifestante

Polícia

Convivência entre Volnei e fazendeiro no distrito de Itahum era marcada por desavenças

As desavenças ocasionou na morte do produtor rural Volnei Kommers Beutinger

Política

‘Bolsonaro ´é o único afetado’, diz Dagoberto sobre tarifaço de 50% de Trump

Deputado Federal acredita que a tarifa de 50% dos EUA não deve afetar a Direita ou a Esquerda