Pular para o conteúdo
Política

Vereador vê em CPMI com Alems solução para driblar entraves jurídicos em investigação da Santa Casa

'O vereador não tem o alcance de atuar em cima de verbas estaduais', justifica o autor do requerimento da CPI da Santa Casa
Fábio Oruê, Anna Gomes -
santa casa
Santa Casa de Campo Grande, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. (Arquivos, Jornal Midiamax)

Autor do requerimento para abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Santa Casa, o vereador Rafael Tavares (PL) vê em uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) com a (Assembleia Legislativa de ) uma saída para driblar possíveis entraves jurídicos.

A proposta já conseguiu coletar todas as assinaturas e aguarda os trâmites legislativos. “A nossa parte já foi feita, que é a coleta de assinaturas e apresentação do requerimento, agora tem o trâmite interno da Casa. Foram 14 assinaturas. O nosso receio é que o vereador não tem o alcance de atuar em cima de verbas estaduais; quando eu era deputado, eu tinha essa condição, já como vereador tenho como fiscalizar o dinheiro público do município”, afirma ao Jornal Midiamax.

Por conta disso, a CPI poderia enfrentar problemas de jurisprudência e entraves durante as investigações. “Esse é o receio jurídico, mas fizemos a nossa parte. Uma possibilidade seria fazer com a Assembleia Legislativa uma CPIMI, mas não temos sinalização dos deputados até o momento. Se tiver, não vou me opor”, afirma Tavares.

Assim, a formação de uma CPMI com os deputados seria uma forma de tentar driblar esses problemas e garantir o seguimento dos trabalhos.

De qualquer forma, se a proposta tiver seguimento, o início dos trabalhos devem começar apenas no segundo semestre de 2025. Isto porque a instauração e a composição da comissão esbarraria no recesso parlamentar, em julho.

cpi santa casa rafael tavares
Rafael Tavares é propositor da CPI e assegura ter mobilizado número de assinaturas superior ao mínimo exigido. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

CPI da Santa Casa

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de recebeu oficialmente o requerimento para a abertura da CPI da Santa Casa da Capital no começo deste mês. 

O requerimento se justifica na falta de transparência da entidade filantrópica, que afirma operar com um déficit de R$ 13 milhões mensais nos atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde). 

Entre os objetivos da CPI, estão a apuração de irregularidades, problemas administrativos e financeiros, além da proposição de soluções. 

Após a entrega do documento, a Procuradoria da Câmara de Vereadores terá um prazo para fazer a análise jurídica do fato determinado e das justificativas. 

santa casa hospitais
Santa Casa de Campo Grande. (Madu Livramento, Midiamax)

Tragédia e caos hospitalar

A pressão pela CPI se intensificou depois da morte da menina Sophie Emanuelle Viana, de 5 anos, internada por três dias na Santa Casa, após um acidente doméstico. A família denuncia negligência no atendimento.

O episódio escancarou a crise enfrentada pelo hospital, que, desde março, opera em superlotação e com falta grave de insumos.

Dados oficiais apontam que Campo Grande possui 3.120 leitos hospitalares, mas apenas 58% destinados ao SUS. Na Pediatria, o cenário é ainda mais alarmante: são apenas 111 leitos pediátricos para atender mais de 85 mil crianças de até seis anos — ou seja, 1 leito para cada 766 crianças.

Mesmo entre os adultos, os números estão abaixo do ideal. Segundo a OMS, o recomendado é de 3 a 5 leitos por mil habitantes, mas Campo Grande está longe desse índice.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O presidente americano Donald Trump é protecionista, e quer fazer valer sua política internacional

1900 – Nasce em Cuiabá, Filinto Muller

Rixa antiga e denúncia de trabalho escravo: o que se sabe de fazendeiro que matou vizinho em MS

Gilson Breder, presidente da 1ª Igreja Batista de Campo Grande, morre aos 72 anos

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Primeiro candidato negro ao governo de MS está preso e pede ajuda para pagar defesa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com sol entre nuvens, sexta-feira será de baixa umidade do ar nesta sexta-feira

Cemtec alerta para índices entre 15 e 30%

Polícia

Suspeito de furto de motocicleta é espancado por populares em Campo Grande

Suspeito tentou fugir pulando muros

Polícia

Envolvidos em sequestro de brasileira no Paraguai são condenados a 52 anos de prisão

Crime aconteceu em agosto de 2021 e vítima sequestrada enquanto fazia caminhada

Bastidores

[ BASTIDORES ] Reunião a portas fechadas precedeu votação apressada

Movimento político na Câmara emplacou votação 'na correria'