Pular para o conteúdo
Política

Vander Loubet explica derrubada de veto de Lula no Congresso: ‘Medida provisória’

Governo Federal está criando o Programa Luz do Povo, para reduzir e zerar a tarifa de energia para 110 milhões de pessoas, justificou o parlamentar
Renata Volpe -
vander pec
Deputado federal Vander Loubet (PT). (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O deputado federal Vander Loubet (PT) justificou seu voto na última terça-feira (17) para a derrubada do veto do presidente Lula na medida que pode elevar a conta de luz dos brasileiros em 3,5% para os próximos 25 anos.

Além de Vander, da bancada sul-mato-grossense, os deputados que votaram para derrubar o veto, ou seja, contra a decisão do presidente, foram: Camila Jara (PT), Beto Pereira e , ambos do PSDB, e Rodolfo Nogueira (PL). Marcos Pollon (PL) não votou.

Segundo a justificativa de Loubet para a derrubada do veto, como o PT não tem a maioria no Congresso Nacional, foi preciso dialogar e negociar com os líderes partidários. “A base do governo precisou recuar e apoiar a derrubada de alguns vetos, porém, sabendo que o Governo Federal vai apresentar uma Medida Provisória para não permitir o impacto negativo nas contas de energia”.

Loubet justificou ainda que o presidente Lula está criando o Programa Luz do Povo, para reduzir e zerar a tarifa de energia para 110 milhões de pessoas.

Dos senadores, Soraya Thronicke (Podemos) votou para derrubar o veto. (PSD) e Tereza Cristina (PP) não votaram.

Justificativas

Pollon justificou à reportagem do Midiamax que “a conta de luz só sobe quando o Executivo manda a Aneel repassar custo na tarifa. O Congresso apenas legislou; quem decide como — ou se — esse custo chega à fatura é o Ministério de Minas e Energia. A própria lei exige decreto e portarias. Basta o governo escolher outra fonte (Tesouro, bônus de outorga, fundos setoriais) para que o consumidor não pague um centavo a mais”, disse.

Camila Jara disse à reportagem ter votado pela derrubada seguindo a orientação da bancada do PT.

Segundo a nota enviada à redação, a bancada petista não teve tempo de avaliar o impacto do texto antes da votação. “O problema foi a inclusão de um “jabuti” no texto: um artigo estranho ao projeto original, que prevê o aumento da tarifa geral de energia. Não é justo que a conta desse jabuti seja paga pela população. Estamos trabalhando para garantir que as famílias brasileiras não sofram esse aumento injusto. O presidente Lula já prepara uma nova medida para frear a luz mais cara. Vamos adequar as contas públicas com responsabilidade e sem penalizar quem mais precisa”, afirmou a deputada.

Entenda

Foram colocados em votação os itens do Marco Regulatório de Energia Offshore vetados pelo presidente Lula. Os vetos atingiram a contratação obrigatória de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), usinas de hidrogênio no Nordeste e parques eólicos na região Sul, mesmo sem demanda, além da extensão de contratos do Proinfra, o Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica.

Estes itens provocarão um impacto de R$ 197 bilhões segundo estimativas da Abrasce (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia).

Dentre os itens que mais vão pesar na conta dos brasileiros, a contratação obrigatória das PCHs deve ter o maior impacto, aprovada tanto por senadores e deputados da oposição como de parlamentares da própria base governista.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Últimas Notícias

Cotidiano

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Alimentos foram arrecadados durante gincana solidária da SIPAT 2025 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levados para o Paraguai

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax