Pular para o conteúdo
Política

Bracell entrega estudo de impacto para instalação da 6ª fábrica de celulose em MS

Planta terá R$ 16 milhões em investimentos e 12 mil trabalhadores atuando na construção
Fábio Oruê -
bataguassu fábrica celulose
Bataguassu (Edemir Rodrigues, Subcom-MS, Divulgação)

A Bracell entregou o Relatório de Impacto Ambiental ao (Instituto de Meio Ambiente de ) para nova fábrica de celulose, que será construída em . Esta será a 6ª planta destinada à produção de celulose no Estado.

Conforme o documento, a atividade principal da fábrica poderá contar com duas composições de fabricação. Uma destinada para produzir somente celulose para papel, com capacidade total de 2,9 milhões de toneladas por ano. A outra composição trabalhará com o papel e também com a linha de produção de celulose solúvel.

A planta da Bracell deve ter cerca de R$ 16 milhões investidos para implantação, que fica distante cerca de 9 km do centro de Bataguassu. Além disso, a expectativa é que gere 12 mil empregos na fase de construção e aproximadamente 2 mil funcionários durante o funcionamento, entre próprios e terceirizados.

Implantação

Segundo o estudo, os profissionais que vierem de fora da região serão acomodados em alojamentos durante a implantação do empreendimento, assim como na rede hoteleira e imóveis em Bataguassu.

A princípio serão dois alojamentos com capacidade de 5 mil trabalhadores. O prazo previsto para implantação do empreendimento será de até 38 meses.

Por conta das “interferências” na infraestrutura e na dinâmica do município, a empresa deverá incentivar o retorno da mão de obra utilizada para os seus municípios de origem.

“[…] deverá realizar o trabalho de conscientização com os funcionários e as empresas terceirizadas, de modo a orientar os funcionários sobre: infantil, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Além de abordar assuntos como saúde, higiene e segurança no Programa de Educação Ambiental junto à comunidade”, diz o relatório.

Além disso, o relatório conclui que a maioria dos impactos negativos identificados concentra-se no meio físico para os quais foram propostas medidas mitigadoras, que são ações que visam a redução ou minimização destes impactos.

Setor da celulose

Mato Grosso do Sul já é reconhecido nacionalmente como o “Vale da Celulose”, tendo 24% da produção nacional. O Estado já dispõe da segunda maior área cultivada de eucalipto e o primeiro na produção de madeira em tora para papel e celulose. Também é vice-líder em área plantada com árvores, ficando atrás apenas de Minas Gerais.

A cadeia produtiva florestal em MS gera mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Conta com quatro fábricas de celulose em operação, já tendo iniciado a construção da quinta — da Arauco, em Inocência — e confirmada a sexta (Bracell).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tre-ms candidato santinhos prisão presos candidatos

TRE-MS suspende atividades, mas mantém expediente em Bandeirantes no feriadão

Inverno começa frio, mas terá temperaturas acima da média em MS

Polícia investiga se criança de 2 anos era agredida com frequência pelo padrasto em MS

Exclusivo: freiras do beatbox que viralizaram dão recado para MS no dia de Corpus Christi 

Notícias mais lidas agora

secretários

FAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Em podcast, Lula destaca feitos do governo e diz que entrará em 2026 para ganhar

Últimas Notícias

Mundo

Domo Ferro: Saiba como funciona o sistema de defesa de Israel que frustra retaliação do Irã

Sistema de defesa israelense é usado desde 2011

Polícia

Criminoso morre em confronto com policiais do Garras durante abordagem na ‘Cabriteira da Moreninha’

Os policiais investigavam a informação de que uma dupla estava prestes a realizar um roubo na rua Salim Derzi no momento da abordagem

Mundo

Xi Jinping culpa Israel em primeira declaração sobre conflito com Irã; Putin adota neutralidade

Líder chinês acrescentou que a China está pronta para atuar com os envolvidos para "restaurar a paz e a estabilidade"

Cotidiano

Café da manhã compartilhado salva fiéis na montagem de tapetes de Corpus Christi

Centro de Campo Grande se transformou em um verdadeiro mosaico de fé, cor e união