Pular para o conteúdo
Política

Um mês após troca de prefeito, Guia Lopes cria grupos para analisar dados da transição

Comissões visam a analisar dados contábeis e do patrimônio municipal e vão validar dados apresentados durante a transição administrativa no município
Humberto Marques -
Obras em Guia Lopes da Laguna; prefeitura criou grupos para analisar dados da transição. (PMGLL, Divulgação)
Obras em Guia Lopes da Laguna; prefeitura criou grupos para analisar dados da transição. (PMGLL, Divulgação)

A Prefeitura de Guia Lopes da Laguna – a 231 km de – criou comissões técnicas para análise de dados e documentos apresentados pela equipe de transição de governo. A medida data de 5 de fevereiro, pouco mais de um mês após a nova administração assumir o Paço Municipal. Jair Scarpini () foi o anterior.

O decreto 3/2025, do prefeito Max Antonio Souza Morais (o Dr. Max, do PL), consta na edição de quinta-feira (6) do Diário Oficial da Assomasul e tem como base três premissas. A primeira é a necessidade de “assegurar a e a regularidade no processo de transição de governo”.

Além disso, frisa a “importância de verificar e validar as informações prestadas pela Equipe de Transição de Governo do Gestor Anterior, visando a continuidade administrativa” e a necessidade de atender a diretrizes impostas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de ). Estas visam a regulamentar procedimentos de encerramento e transição de mandato.

Assim, duas comissões técnicas passam a funcionar na prefeitura. A de Conferência Contábil, “destinada à análise dos dados financeiros e orçamentários”, e de Conferência dos Bens Móveis e Imóveis, “destinada à análise específica do patrimônio municipal, por meio de inspeções físicas e analise documental”.

Comissões vão analisar dados relativos à transição

A primeira tem a coordenação do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Djimi Robert Berwanger. Ela terá as atribuições de verificar disponibilidades financeiras, conferir o inventário de bens e direitos no aspecto contábil, levantar compromissos financeiros futuros e validar informações da equipe de transição. Além disso, apresentará relatório detalhando verificações e propondo medidas em 60 dias.

Já a comissão de conferência de Bens Móveis e Imóveis terá a coordenação do assessor de Planejamento Anélio Pereira Soares Neto. O grupo levantará e analisará o patrimônio municipal, verificando situações física, documental e contratual.

Em caso de ausências ou irregularidades, a administração municipal abrirá procedimentos administrativos internos para apurar responsabilidades. Também poderá registrar boletim de ocorrência e adotar medidas para regularizar a situação. Além disso, TCE e Ministério Público serão formalmente comunicados. Por fim, as atribuições incluem a adoção de ações preventivas.

O decreto ainda estabelece que os relatórios das comissões serão complementares. Com isso, garantirão “a análise integrada das informações financeiras, patrimoniais e administrativas do município, e deverão ser devidamente assinados por todos os membros das respectivas comissões”.

“Na condição de Prefeito eleito, determino que seja garantido à equipe técnica da gestão anterior, bem como aos gestores, pleno acesso às informações, sistemas e documentos administrativos indispensáveis para a elaboração do balancete do mês de dezembro e da prestação de contas anual referente ao exercício de 2024, assegurando a continuidade administrativa e a regularidade dos procedimentos contábeis e financeiros do município, em conformidade com a Resolução TCE-MS nº 219/2024”, pontua o decreto.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados