Pular para o conteúdo
Política

Tucanos ‘atualizam’ calendário e definição deve sair até 30 de setembro

Com 44 prefeitos em MS, o PSDB ainda demonstra força local, mas o cenário de incertezas nacionais pressiona por definições
Vinicios Araujo, Renata Volpe -
Paulo Correa, deputado estadual pelo PSDB. Foto: Arquivo/Midiamax.

O deputado estadual () afirmou que o prazo de 30 de setembro será decisivo para os rumos partidários em Mato Grosso do Sul e no país. Ao Midiamax, o parlamentar revelou que as discussões sobre uma possível da sigla tucana na fusão do MDB e Republicanos seguem adiantadas — movimento que, se concretizado, tem como aposta principal o nome do governador de , Tarcísio de Freitas, como candidato à Presidência da República em 2026.

“Hoje está sendo analisada uma incorporação na fusão com o MDB, com o Republicanos e com o PSDB. É uma novidade. Teríamos um candidato a presidente da República, que seria o Tarcísio”, afirmou Corrêa.

A definição sobre a fusão precisa ocorrer até o fim de setembro, um ano antes do pleito, como determina a legislação eleitoral. Contudo, se individualmente não estiverem satisfeitos com os rumos tomados pela sigla, os parlamentares terão até 30 de março de 2026 — a chamada janela partidária — para decidir se permanecem ou não no novo ninho.

Filiado desde 2018 no PSDB, Corrêa ganhou protagonismo na liderança do partido em Mato Grosso do Sul. Ao Midiamax ele ressaltou o peso das lideranças estaduais na condução das decisões. 

“O governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja vão fazer o que for melhor para o partido”, pontuou.

O deputado também destacou a mudança na regra do jogo: cada coligação poderá lançar no máximo 25 candidatos proporcionais, o que tem acirrado os debates sobre a composição de chapas. 

“Quando os partidos se juntam, vai diminuindo o número de candidatos. Então, qual o melhor caminho? Três chapas proporcionais? Quatro? Está tudo em discussão”, explicou.

Com 44 prefeitos filiados no Estado, o PSDB ainda demonstra força local, mas o cenário de incertezas nacionais pressiona por definições. Corrêa evitou cravar sua permanência no partido, mas frisou que as decisões dependerão da posição das lideranças e do alinhamento com o projeto do grupo político.

“A gente tem líder e tem um projeto político. Vamos jogar conforme o que for melhor para eleger o nosso governador e participar de um projeto nacional que faça sentido para o Estado”, finalizou.

Para Paulo Corrêa, o xadrez eleitoral deve começar a se definir a partir de setembro, mas só ganhará contornos definitivos em março de 2026.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-BBB Paula Amorim sofre terceira perda gestacional: ‘Tristeza’

MS tem 117 mil motoristas com CNH vencida há mais de 5 anos; saiba como renovar

Pedreiro está entre as vagas oferecidas

Está na lista? Campo Grande divulga selecionados para vagas de coveiro e pedreiro

PF encontra e apreende cerca de US$ 10 mil na casa de Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

bebê

Do banho à alimentação, bebês requerem cuidados especiais nos dias frios de MS

Últimas Notícias

Política

Governo renova portaria e deixa Força Nacional na fronteira e aldeias de MS até outubro

Na fronteira e terras indígenas em Mato Grosso do Sul desde julho do ano passado, nova portaria deixa Força Nacional mais tempo no Estado

Brasil

Bolsonaro está proibido de falar com seu filho Eduardo

Decisão de Alexandre de Moraes é conjunta da operação da PF

Polícia

Atacado por 3 pit bulls, rapaz sai do coma e deve passar por terceira cirurgia em Campo Grande

Rapaz teve o tímpano afetado após perder a orelha durante o ataque dos cachorros

Política

Vander garante novos investimentos para saúde a municípios de MS

A edição 2025 do PAC Seleções da Saúde foi aberta em fevereiro deste ano e permitiu aos estados e municípios solicitar investimentos para áreas específicas da saúde