A deputada federal Camila Jara, do PT, disse que a decisão dos frigoríficos de Mato Grosso do Sul não exportarem carne para os Estados Unidos foi causada por uma decisão injusta e unilateral do presidente americano Donald Trump.
“Trump usa tarifas como arma política para tentar interferir no Brasil. Essa medida prejudica nossos trabalhadores, produtores e ameaça a economia local, tudo em nome de uma agenda externa que nada tem a ver com o interesse do povo brasileiro”.
A medida foi tomada porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50% aos produtos brasileiros. O Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul) reforçou ao Midiamax que as plantas frigoríficas continuam com os abates normalmente. A exceção seria para as que estão habilitadas a enviar ao mercado norte-americano, que devem reduzir as escalas de abates.
“O Brasil já demonstrou que não será refém de ameaças nem de pressões internacionais. Nossa prioridade é defender a soberania nacional, proteger empregos e garantir que Mato Grosso do Sul continue sendo referência em desenvolvimento sustentável. Não aceitaremos que disputas políticas entre líderes sirvam de justificativa para prejudicar quem trabalha e produz aqui. Seguimos firmes, exigindo respeito e defendendo o Brasil de cabeça erguida. O nosso compromisso é com os brasileiros e brasileiras”, ressaltou a deputada.
A decisão dos frigoríficos em Mato Grosso do Sul em suspender as exportações de carne bovina aos Estados Unidos pode baixar o preço da proteína no mercado interno. O Governo de Mato Grosso do Sul vê como grave a perda de competitividade das cadeias produtivas do Estado com o tarifaço do presidente estadunidense Trump, que passa a valer a partir de 1º de agosto.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***