A senadora de Mato Grosso do Sul e líder do Progressistas no Senado Federal, Tereza Cristina (PP), criticou a barreira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o açúcar brasileiro. A congressista mencionou ‘reciprocidade no comércio internacional’ e que tema já é debatido no Senado.
Em nota publicada nas redes sociais, Tereza Cristina comentou que a taxação sobre o aço e o etanol ‘exige atenção’. A senadora já foi ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro (PL) entre 2019 e 2022.
“Quando ministra, participei de uma reunião em que debatemos com o presidente Trump exatamente esse assunto – e lembrei a ele que os EUA taxavam de forma duríssima o açúcar brasileiro, produto que, como o nosso etanol, vem da cana-de-açúcar”, disse.
Ainda na publicação, ela explica que seguirá acompanhando a situação de perto, buscando diálogos para garantir que os produtores brasileiros e as exportações não sejam prejudicados.
Conforme divulgado pelo Poder360, o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar no mundo, correspondendo a 20% da produção global e 40% das exportações mundiais. Os EUA mantêm sistema de cotas tarifárias para importar o produto desde 1990, com taxas que podem chegar a 140% para volumes que excedam a cota estabelecida para cada país.
Estou acompanhando as notícias do aumento de tarifas anunciado pelo presidente Trump sobre o aço e, agora, o etanol brasileiro, em uma medida que exige nossa atenção.
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) February 13, 2025
Quando ministra, participei de uma reunião em que debatemos com o presidente Trump exatamente esse assunto – e… pic.twitter.com/DNdLphDz2a
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.