Pular para o conteúdo
Política

Temer defende polarização e critica episódio com Marina Silva: “palavras venenosas”

Em Bonito, Temer condenou a radicalização política
Vinicios Araujo -
temer
Temer em Fórum Lide COP 30. (Madu Livramento, Midiamax)

Durante coletiva de imprensa no Fórum LIDE COP-30, em (MS), o defendeu a polarização política como parte fundamental da democracia, mas condenou a radicalização. Ele ainda classificou como “pouco civilizado” o recente episódio envolvendo a ministra Marina Silva no Senado Federal.

Ao ser provocado sobre o impacto da polarização na pauta ambiental, Temer destacou sua visão sobre distinção do termo com a radicalização.

“Em primeiro lugar, eu não sou contra a polarização. Polarização de ideias, de sistemas, de programas de governo. Entre eles, evidentemente, a questão do , que vem sendo tratada muito adequadamente”, afirmou.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para o ex-presidente, o verdadeiro problema está na radicalização, que segundo ele são comportamentos que extrapolam os limites da Constituição Federal.

Temer destacou que a oposição, numa democracia, existe para fiscalizar, contraditar, contrariar. “A radicalização, ou seja, brasileiro contra brasileiro, instituição contra instituição, corporação contra outra corporação, é inadmissível e intolerável”, frisou.

Para o emebedista, o Fórum LIDE COP-30, realizado em Bonito/MS nesta sexta-feira (30/05), evidencia a tendência de agregar todos em torno do meio ambiente.”

Ao ser provocado sobre o recente embate entre a ministra Marina Silva e senadores governistas, Temer considerou como “pouco civilizado”.

“Confesso que, sem embargo de eventuais contestações que possam haver à ministra do governo, a delicadeza nas palavras, e não é porque é mulher, é delicadeza na palavra sem questão de gênero, delicadeza na palavra, portanto, civilidade política importante. Eu confesso que não aprovei aquele gesto. As pessoas devem tomar muito cuidado com as palavras, porque as palavras são venenosas. Elas, muitas vezes, dividem o país”, afirmou.

Marina no Senado

O episódio envolvendo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Senado Federal ocorreu durante uma audiência na Comissão de Infraestrutura, na terça-feira (27/05), e ganhou repercussão nacional pelo tom do encontro. Diante da hostilidade, a chefe da pasta chegou a deixar a comissão.

Na ocasião, Marina foi chamada para prestar esclarecimentos sobre o licenciamento ambiental de grandes obras, incluindo a polêmica da BR-319 e empreendimentos de energia.

A sessão foi marcada por interrupções constantes, críticas e supostas tentativas de constrangimento, principalmente por parte de senadores ligados à bancada ruralista e também aliados do governo que demonstraram insatisfação com o ritmo da pasta ambiental.

Em meio ao clima hostil, Marina não recuou e defendeu o papel técnico do ministério, alertando para o risco de flexibilizações legais que colocariam em xeque os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil.

Apesar disso, a sessão virou símbolo da fragilidade política da ministra dentro do próprio governo, diante da pressão por concessões ambientais em nome do crescimento econômico.

O ápice do encontro foi quando o presidente da comissão, Marcos Rogério (PL-RO), determinou que a ministra “se colocasse em seu lugar”. Em seguida, Marina Silva retrucou alegando não tolerar o tratamento oferecido, e que não se coloca em posição de submissão.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Algum candidato?

aguia cinzenta campo grande

Ameaçada de extinção, águia-cinzenta é solta na natureza em Campo Grande

ursa viatura

Tentativa de homicídio: homem leva 4 facadas durante briga em bar de Campo Grande

Inter Miami e Al Ahly

Inter Miami e Al-Ahly empatam na abertura do Mundial de Clubes e ‘mandam recado’ ao Palmeiras

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

Jogadores em campo neste sábado - (Foto: Athletic, X)

Athletic-MG bate o Operário-PR na Série B com gol no último lance e protagonismo do VAR

Últimas Notícias

Polícia

Bêbado, homem é preso após bater carro em poste e atirar contra o veículo

Após os disparos, o suspeito entregou a arma em uma construção frequentada por usuários de drogas

Le Blog Maria Antonia

Minutos antes do show, Shakira cancela apresentação em San Antonio por falha estrutural: “De coração partido”

Pouco antes de subir ao palco, Shakira precisou cancelar sua apresentação marcada na última sexta-feira (13), em San Antonio, Texas. Em comunicado publicado nos stories do Instagram, a cantora revelou que sua equipe identificou falhas na estrutura que sustenta o palco e o teto da produção, o que motivou o adiamento por questões de segurança. … Continued

Polícia

Mulher é agredida por casal de vizinhos em bairro de Dourados

Marido da vítima disse que a vizinha estaria com ciúmes

Polícia

Jovem aciona a polícia após ser agredida pelo marido que foge no Aero Rancho

Vítima pediu medidas protetivas contra o companheiro