Pular para o conteúdo
Política

Tem em casa? Plantio de Murta pode ser proibido em Campo Grande 

Vereadores aprovaram quatro projetos na sessão ordinária desta quinta-feira (26)
Thalya Godoy -
Planta murta. (Evandro Marques, Coisas da Roça)

O plantio da Murta pode ser proibido em por oferecer riscos de pragas à citricultura. Os vereadores aprovaram, em única discussão, nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei 11.616/25, que proíbe o plantio, comércio, transporte e a produção da planta exótica conhecida também como Dama da Noite.

A murta pode hospedar e disseminar o psilídeo, inseto vetor do greening, doença devastadora que ataca as plantas cítricas. O projeto recebeu quatro emendas, inclusive uma que prevê a substituição gradual da planta. O vereador veterinário Francisco (União) é o autor da proposta. 

Ar no busão

Os vereadores também aprovaram a obrigatoriedade da instalação de ar-condicionado na nova frota de ônibus. A Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) determinou que o Consórcio Guaicurus faça a troca de 98 veículos velhos com idade acima da média prevista em contrato. 

Contudo, dirigentes do Consórcio Guaicurus disseram durante as oitivas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que não há previsão de quando será feita a substituição dos ônibus alegando falta de caixa, no negócio bilionário que opera na Capital. 

O autor do Projeto de Lei 11.636/25 é o vereador Landmark (PT) e contou com a assinatura dos colegas Jean Ferreira (PT), Luiza Ribeiro (PT), Rafael Tavares (PL), Ana Portela (PL), André Salineiro (PL), Ronilço Guerreiro (PODE) e Wilson Lands (Avante). 

Regime de Previdência 

Entre os quatro projetos aprovados, nesta quinta-feira, está o Projeto de Lei Complementar 971/25, de autoria do Executivo, que prorroga a data para a adesão ao Regime de Previdência Complementar para titulares de cargo efetivo, dos Poderes Executivo e Legislativo. 

A prefeitura alega, na proposta, a necessidade de levantamento dos valores de contribuição desde a data de ingresso de cada servidor, calcular a contribuição devida ao IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) e apurar o valor excedente de cada servidor, o que ainda não foi realizado em razão do término do prazo para opção em 10 de junho. Acrescenta ainda que a prorrogação não acarreta prejuízos aos servidores.

Mudança de nome de Emei

Em urgência, os vereadores aprovaram o PL 11.598/25, alterando a denominação da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Serradinho para Emei Prof. Amarílio Ferreira Junior. 

A proposta da vereadora Luiza Ribeiro homenageia o historiador e professor Amarílio Ferreira Júnior, pesquisador das Universidades Federal de e de São Carlos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 15h, no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição. A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer … Continued

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes