Pular para o conteúdo
Política

“Soraya é nossa candidata à reeleição”, diz presidente do Podemos

Deputada, senadora e governador se reuniram para negociar possível fusão. Presidente regional do PSDB não participou
Marcus Moura -
Presidente nacional do PODEMOS conversou com imprensa após encontro com governador Riedel. (Fotos: Madu Livramento)

A senadora () é a prioridade do partido para a reeleição em 2026, afirmou a presidente nacional da sigla, deputada federal Renata Abreu, após reunião com o governador (PSDB) para tratar da possível fusão dos dois partidos, realizada no final da tarde desta quinta-feira (20).

O encontro durou cerca de 2 horas. Participaram a presidente, o governador, a senadora Soraya Thronicke e assessores. O presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, não esteve presente.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Soraya é nossa senadora, nossa pré-candidata à reeleição. É uma grande mulher. Sem dúvida, é uma prioridade do partido no Brasil e, naturalmente, isso é bom, conversar com ela, que é a nossa presidente estadual hoje”, disse Abreu após a conversa com o governador.

Ainda de acordo com a presidente, o PSDB deve decidir até março qual rumo tomar. Entre as opções na mesa estão propostas do MDB e também do PSD. Entretanto, conforme a senadora, dentro do Estado, membros do partido tucano sinalizaram maior preferência pela proposta do PODEMOS.

Senadora está entre pioridades da sigla para 2026, disse presidente.

Fusão e não incorporação

Outro ponto alto da negociação foi a posição clara do PSDB em não desejar ser incorporado a outro partido, o que, segundo os tucanos, não refletiria a importância histórica do grupo. Renata Abreu afirmou que o PODEMOS quer uma fusão com o PSDB e ressaltou a importância histórica da sigla.

“O PODEMOS e o PSDB formariam uma força política muito grande no país. O PSDB tem uma história, uma história de protagonismo no país, e o PODEMOS também. Temos sinergias que se complementam muito no país”, acrescentou.

Namoro com Leite e Lyra

Ela também afirmou que já está negociando a possível fusão com os governadores tucanos Eduardo Leite () e Raquel Lyra (Pernambuco). “Eduardo é muito amigo meu, Raquel também. Claro que você tem conjunturas regionais e cada estado tem a sua peculiaridade, mas eu entendo que eles são dois excelentes quadros e que querem o bem do PSDB”, afirmou.

Presidenciáveis

A deputada ainda afirmou que os governadores Eduardo Riedel e Eduardo Leite são possíveis nomes para uma campanha presidencial. “Eu até brinquei que são dois Eduardos, Eduardo Leite e Eduardo Riedel, duas pessoas muito jovens, bons gestores e os dois com postura de presidenciáveis. A gente elege primeiro o Eduardo Leite e depois a gente elege o Eduardo Riedel”, disse entre risos.

‘PSDB não está em extinção’

Em entrevista à CNN nesta semana, Eduardo Riedel comentou sobre o futuro do PSDB. Ele falou sobre a eventual união com outra sigla e disse que o partido não está em extinção.

“É uma mudança conceitual e precisamos lembrar que o Brasil está passando por uma reforma política. Antes, tínhamos forças políticas muito bem definidas e em menor número. Não consigo identificar 35 ideologias no Brasil, nem no mundo inteiro, para ter 35 partidos no país. Realmente apoio a reestruturação dos partidos e a diminuição que vem acontecendo naturalmente. O PSDB é um partido histórico e não sei se está em extinção”, afirmou.

Ele mencionou que, no atual cenário, partidos que perderam muito espaço têm sido pressionados a pensar e discutir com outras siglas a possibilidade de união. “Marconi Perillo tem conduzido conversas com diferentes frentes. Acho que o essencial é manter os valores do PSDB que o fundaram e fizeram as reformas no Brasil”, completou.

Perillo afirmou ‘priorizar continuidade’ do PSDB

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse que tem conversado com outras executivas para avaliar a fusão e afirmou que deve “priorizar a continuidade” do PSDB.

“Nós vamos continuar conversando, mas sem essa pressão exagerada de tomar uma decisão sem que haja uma convergência em torno das ideias. Não somos um partido qualquer, é um partido que tem uma grande história, tem um legado, tem uma imensa gama de serviços prestados ao país, e temos responsabilidade com essa história toda”, comentou.

Ainda segundo ele, a ideia da fusão surgiu para que os filiados pudessem ter um desempenho melhor nas eleições de 2026 para o Legislativo e também na disputa pelos Governos estaduais. Internamente, a fusão não foi descartada, mas ocorreria apenas se a nova formação mantivesse o nome PSDB ou uma abreviação que lembrasse o nome dos tucanos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
água vander

Vander diz que Direita vai ser prejudica pela taxação de 50% de Trump: ‘Tiro no pé’

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

‘Pivô’ da morte de fazendeiro se apresenta à polícia, presta depoimento e é liberado

Operação conjunta apreende mais de R$ 26 milhões em mercadorias e veículos ilegais

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

coronel david indígena morte assembleia alems mesa

‘Lula optou pelo confronto’, diz Coronel David sobre tarifa de 50% de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Gilson Breder, presidente da 1ª Igreja Batista de Campo Grande morre aos 72 anos

Ele estava internado desde o dia 9 de julho e faleceu nesta noite de quinta-feira

Cotidiano

Primeiro candidato negro ao governo de MS está preso e pede ajuda para pagar defesa

O professor, homenageado em 2014 com a Medalha Zumbi dos Palmares, agora enfrenta dificuldades

Cotidiano

Alexa ‘dá pau’, para de controlar Spotify e outros dispositivos

Usuários postaram suas reclamações nas redes sociais e no site da Amazon

Polícia

Delegado é morto a tiros de espingarda ao tentar cumprir mandado de prisão

Equipe foi recebida a tiros pelos criminosos e mais dois agentes foram baleados durante a ação