Pular para o conteúdo
Política

Sob investigação por suposta negligência, Prefeitura veta PL que pressiona amparo a atípicos

O veto da Prefeitura de Campo Grande teve respaldo da Procuradoria-Geral do município, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Fazenda
Vinicios Araujo -
Mães atípicas já realizaram diversos protestos contra o desabastecimento na Sesau. (Foto: Nathália Alcântara/Jornal Midiamax)

Foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de ) desta quarta-feira (28) o veto ao PL () n. 11.796/25, que buscava garantir o fornecimento de medicamentos e insumos a pessoas atípicas mediante ordens judiciais na Capital. O veto da Prefeitura de teve respaldo da Procuradoria-Geral do município, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Secretaria de Fazenda, sob os argumentos do risco de vício de iniciativa.

Contudo, a medida ocorre em meio a denúncias e investigações por justamente não serem cumpridas essas decisões. O descompasso escancarado entre as fundamentações jurídicas que estabelecem limites aos Poderes contrasta com a realidade enfrentada por famílias que dependem do sistema público para garantir a sobrevivência de crianças com condições clínicas graves.

Por meio do veto, a prefeita Adriane Lopes (PP) comunicou à Câmara Municipal fundamentos de vício de iniciativa e impacto orçamentário não calculado. A proposta previa a criação de fluxos administrativos para dar agilidade ao cumprimento de decisões judiciais que determinam o fornecimento de insumos essenciais, como sondas, fraldas, suplementos e medicamentos.

“O texto aprovado cria obrigações administrativas específicas (prazos, fluxos, designação de unidades responsáveis, eventuais penalidades e provisão orçamentária) que impactam a organização interna da Secretaria Municipal de Saúde e geram despesas ao erário, pois impõem aquisição de produtos e insumos não necessariamente previstos no orçamento anual. Desse modo, há invasão de competência privativa do Prefeito, caracterizando vício formal insanável de iniciativa”, destaca o comunicado aos parlamentares.

Omissão na entrega de sondas

No entanto, na prática, a Prefeitura já não estaria cumprindo tais decisões de forma adequada. Fruto disso é o inquérito civil instaurado pela 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, que apura a omissão da própria Sesau na entrega de sondas do tipo Botton, fundamentais para a alimentação de crianças com paralisia cerebral, encefalopatias e outras síndromes graves.

Segundo o MP (Ministério Público), 202 pacientes dependem das sondas fornecidas pelo município, mas há registro de falta de itens essenciais, inclusive pelo desabastecimento de modelos específicos. O caso mais recente veio à tona após denúncia de uma mãe, cuja filha está sem acesso ao insumo prescrito.

Além do MP, o Tribunal de Contas do Estado também estaria investigando suposta a ausência de planejamento e possível sobrepreço no fornecimento de fraldas descartáveis e outros insumos. A informação foi trazida ao Midiamax pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD), presidente da Comissão Especial da que acompanha demandas das famílias atípicas. Ele falou em “vazio assistencial” e cobrou investigação profunda sobre o caso.

Ainda que reconheça os gargalos, a própria Sesau admitiu no veto que enfrenta problemas com licitações desertas e sequestros judiciais de verba pública, mas optou por barrar a iniciativa que poderia forçar mais transparência e celeridade na resolução das demandas.

“Embora o mérito da proposição seja socialmente louvável, a inconstitucionalidade formal impõe o veto integral, pois não é possível o saneamento posterior por meio de sanção, sob pena de violação ao princípio da separação de Poderes”, afirma o trecho do documento publicado no Diogrande.

A reportagem do Midiamax aguarda posicionamento da pasta acerca da investigação que corre na 32ª Promotoria da Capital, mas, até o momento, não houve manifestação alguma.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

depac

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

psg mundial

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Últimas Notícias

Esportes

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

Com a vitória, o gaúcho assume a liderança do campeonato, com uma vantagem de 40 pontos

Mundo

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Trump ainda reafirmou que os EUA seguem apoiando Israel

Mundo

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Epicentro do terremoto foi localizado no oceano, próximo à cidade costeira de Callao

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto