Pular para o conteúdo
Política

Senado vai montar comissão para ir aos EUA debater tarifas a produtos brasileiros, diz Nelsinho

Senador defende diálogo e destaca parceria centenária de comércio entre países
Marcus Moura, Aline Machado -
Senador acredita que diálogo e respeito entre países deve solucionar questão. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O senador (PSD-MS) anunciou que o Senado Federal irá montar uma comissão de parlamentares para visitar os Estados Unidos com o objetivo de debater as tarifas impostas a produtos brasileiros. A proposta surgiu após uma reunião com o embaixador americano, que sugeriu a criação de uma comissão mista, composta por representantes de ambos os países, para estabelecer um diálogo sobre a questão e buscar soluções para evitar impactos negativos nas relações comerciais.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ainda segundo Nelsinho, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, os países têm uma relação positiva comercial e isso deverá nortear as ações. “O embaixador americano veio até nosso gabinete com uma linha de entendimento positiva para o Brasil. Ele propôs que organizássemos uma comissão de parlamentares brasileiros que fosse aos Estados Unidos, e ele também formaria uma comissão americana para estabelecer um diálogo. A ideia é resolver essa situação de maneira que o Brasil não se veja prejudicado pelas tarifas impostas aos outros países.”

Trad destacou a importância da relação histórica entre Brasil e Estados Unidos, ressaltando os 200 anos de diplomacia entre os países. “O Brasil gasta muito mais com os Estados Unidos do que eles conosco. Somos bons pagadores e, portanto, não há justificativa para que eles mexam em uma situação como essa. Além disso, temos 200 anos de relações diplomáticas. Isso não pode ser ignorado.” O senador acredita que a imposição de tarifas, especialmente sobre produtos como alumínio e aço, é um erro, visto que a balança comercial entre os países favorece amplamente os Estados Unidos.

O senador também se mostrou otimista quanto à resolução dessa questão, afirmando que o Brasil já tem experiência nesse tipo de negociação: “Em 2019, tivemos uma situação parecida com a sobretaxa de alumínio e aço. Naquela época, o governo Bolsonaro, em diálogo estreito com o governo americano, conseguiu resolver a questão. O mesmo caminho pode ser seguido agora. Vamos trabalhar para restabelecer essa relação comercial de forma equilibrada e justa para os dois países.”

Além disso, Trad defendeu que a diplomacia deve ser priorizada, mesmo diante das diferenças políticas entre o presidente Lula e o ex-presidente Trump. “A relação Brasil-EUA sempre foi boa para os dois lados. Embora haja um viés político diferente entre os presidentes, quando se trata de diplomacia e negócios, temos que deixar isso de lado e focar no que é bom para os dois países.”

Por fim, o parlamentar também revelou que o Senado já recebeu preocupações de setores produtivos do Brasil, como a Confederação Nacional da Indústria, que estão apreensivos com os reflexos das tarifas. “Estamos acompanhando a preocupação da classe produtiva. Nosso objetivo é restabelecer o diálogo e encontrar uma solução que seja benéfica para ambos os países, como foi feito em 2019”, concluiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

depac

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

psg mundial

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Últimas Notícias

Esportes

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

Com a vitória, o gaúcho assume a liderança do campeonato, com uma vantagem de 40 pontos

Mundo

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Trump ainda reafirmou que os EUA seguem apoiando Israel

Mundo

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Epicentro do terremoto foi localizado no oceano, próximo à cidade costeira de Callao

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto