Pular para o conteúdo
Política

Seminários, reuniões, sessões e arraiá movimentam agenda dos deputados de MS

A festa junina da Casa de Leis acontece dia 27 de junho, a partir das 18h
Renata Volpe -
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. (Madu Livramento, Midiamax)

A agenda dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul está repleta de atividades para a próxima semana. Há dois seminários previstos, reuniões de comissões, sessões plenárias, sessão extraordinária e a festa junina da (Assembleia Legislativa).

Conforme a pauta disponibilizada pela Casa de Leis, na segunda-feira (23) há o Curso de Libras, na Sala Multiuso, às 14h, por iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

O curso é voltado ao servidor da Assembleia e acontece todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, até o dia 10 de novembro, sendo ministrado pelos intérpretes Cláudio Vasques, Juliana dos Santos e Larissa Sisti, que atuam na TV Assembleia.

Terça-feira (24)

Na terça-feira (24), na sala Deputado Cabo Almi, a partir das 8h, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto recebe a diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fundeb), Maria Cecília Amendola da Mota, para apresentação das ações e prestação de contas da entidade.

A proposição do encontro é do presidente do grupo de trabalho, deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos).

Também a partir das 8h, acontece a visita dos alunos do Colégio Master – High School Americano, localizado na Chácara Cachoeira, em .

Os alunos foram convidados pelo deputado e 1º-secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e conhecerão o prédio e parte da história do Parlamento Estadual.

Durante as visitas guiadas, os estudantes percorrem as dependências do Palácio Guaicurus e conhecem a dinâmica do que acontece na Assembleia Legislativa, a sessão plenária, entre outras reuniões.

Quarta-feira (25)

Está prevista a realização da reunião ordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a partir das 8h de quarta-feira (25).

O grupo se reúne no Plenarinho Deputado Nelito Câmara para avaliar a juridicidade, constitucionalidade e legalidade das matérias enviadas, ou originadas, no Legislativo Estadual.

A CCJR é presidida pelo deputado Caravina (PSDB) e integrada pelos deputados Junior Mochi (MDB), vice-presidente; Paulo Duarte (PSB); Pedrossian Neto (PSD); e Neno Razuk (PL).

No Plenário Júlio Maia, às 13h, por proposição da deputada Gleice Jane (PT), em parceria com o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) e o Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), o Seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à Violência contra os Profissionais de Enfermagem”.

Uma das diretrizes do debate é o relatório final da pesquisa de perfil da enfermagem no Brasil, realizado pela Cofen e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

À noite, a partir das 19h, a Casa de Leis é palco, no Plenário Júlio Maia, da Sessão Solene em comemoração aos 117 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Durante o evento, proposto pelo deputado Roberto Hashioka (União), será outorgada a Comenda da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”.

O evento celebra a memória e história dos antepassados e primeiros imigrantes japoneses, que chegaram no navio Kasato-Maru ao porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908.

Quinta-feira (26)

A quinta-feira (26) começa com a reunião extraordinária da CCJR, convocada previamente pelo presidente do grupo de trabalho, deputado Caravina (PSDB). Os membros da CCJR se reúnem a partir das 8h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

À tarde, a partir das 13h, acontece o 10º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, no Plenário Júlio Maia.

A proposição é do deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Alems e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa.

O evento pretende revisitar a reflexão sobre o envelhecimento com dignidade e a garantia dos direitos desse público sul-mato-grossense, sendo uma das principais ações da campanha Junho Prata, nome alusivo aos cabelos grisalhos e prateados das pessoas da terceira idade, instituída pela Lei Estadual 5.215/2018.

Sexta-feira (27)

Na sexta-feira (27), acontece o 3º Arraiá da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir das 18h, na rampa da Alems. A entrada do evento é gratuita.

Haverá espaço kids e comidas típicas, que serão vendidas para arrecadação de fundos revertidos a diversas entidades sociais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

De ‘menino medroso’ que a mãe decidiu levar ao teatro, Edu se tornou referência no brincar

Congresso pede ao STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo

Foragido por roubo é preso durante fiscalização em comércios de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

cepol amigo

Homem é socorrido após ser esfaqueado em diversas partes do corpo

Últimas Notícias

Mundo

Rússia alerta EUA, Coreia do Sul e Japão sobre aliança de segurança contra Coreia do Norte

Autoridades da Coreia do Norte afirmaram que se sente ameaçado pelos treinamentos militares dos EUA

Cotidiano

MS já emitiu mais de 392 mil multas em 2025; cadastro em aplicativo pode reduzir valor em 40%

Benefício é válido para quem reconhece a multa e faz pagamento dentro do prazo

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande

Neste sábado (12), mais de 100 médicos atendem nas unidades de saúde de Campo Grande

Brasil

SP: PMs são presos por execução em Paraisópolis

Agentes já tem histórico em ocorrências com confrontos