Pular para o conteúdo
Política

Salineiro quer limitar banheiro feminino para “mulheres biológicas” em Campo Grande

Projeto de lei foi protocolado na Câmara de Campo Grande
Dândara Genelhú -
André Salineiro em discurso na Câmara Municipal
André Salineiro em discurso na Câmara Municipal. (Izaias Medeiros, CMCG)

proposto pelo vereador (PL) quer liminar o uso de banheiros femininos para “mulheres biológicas” em . A proposta protocolada na Câmara de Campo Grande visa instituir a ‘Política Municipal de Proteção da Mulher’ na Capital.

A criação da política terá quatro objetivos, aponta o vereador no texto. Entre eles, “aplicar a equidade, levando em consideração os aspectos biológicos comuns das mulheres”.

Além de “promover a concorrência, em igualdade biológica de condições, nos critérios de avaliação de certames públicos municipais, bem como nas práticas esportivas que contemplarem testes de aptidão física”.

Na matéria protocolada na Casa de Leis, o vereador dispõe como objetivo a utilização de banheiros exclusivos às “mulheres biológicas”. A medida é “forma de resguardar a sua intimidade e de combater todo tipo de importunação ou de constrangimento”, pontua no texto.

O quarto objetivo é promover palestras, aulas, audiências e debates acerca da importância da valorização da mulher em todos os segmentos sociais de Campo Grande.

Se aprovado, o projeto autoriza o Executivo a “promover as adaptações necessárias nas estruturas municipais, bem como fiscalizar as devidas adaptações em estabelecimentos particulares, para o fim de evitar qualquer tipo de constrangimento contra as mulheres”.

Assim, com a aprovação, a Prefeitura de Campo Grande também “não subsidiará apoio ou patrocínio para eventos esportivos que não levarem em conta o biológico da atleta ou da participante”.

Na justificativa do projeto, o vereador aponta que “a partir do tratamento digno e merecido às mulheres será mitigado os constrangimentos que, com ou sem intenção, são cometidos”.

“O projeto propõe a aplicação da equidade, levando em consideração as diferenças biológicas entre homens e mulheres, garantindo que as mulheres sejam tratadas com a devida consideração de suas especificidades, sem prejuízo de sua participação nos processos sociais, esportivos e profissionais”, explica o vereador Salineiro no projeto.

Por fim, a matéria seguirá o rito na Casa de Leis e deve passar pelas Comissões da Câmara. Após aprovação, deve seguir para votação em primeira e segunda discussão entre os vereadores de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confusão em bar termina com troca de socos na Avenida Afonso Pena

Prepare o guarda-chuva: sábado será de tempestades em Mato Grosso do Sul

Homem é preso após arrombar e furtar comércio em Dourados

1913 – Greve de ferroviários em Aquidauana

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Dilúvio

Últimas Notícias

Polícia

Duas semanas após briga, motorista de S10 retorna a bar e ameaça: ‘lembra de mim?’

Caso aconteceu na Avenida Bom Pastor, em Campo Grande

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas unidades de saúde de Campo Grande

Durante a manhã e a tarde, atendimentos pediátricos ocorrerão exclusivamente nas UPAs Coronel Antonino, Universitário, Leblon e CRS Tiradentes

Esportes

Onde assistir: Sábado tem muito Brasileirão, Operário na Série D e final da Copa del Rey

Brasileirão masculino e feminino somam nove partidas; Real Madrid x Barcelona definem título na Espanha

Cotidiano

Hospital da Vida recebe bombas de infusão para atender ala vermelha e UTI

Equipamentos são utilizados no atendimento de pacientes em estado grave de Dourados e mais 33 cidades