Pular para o conteúdo
Política

Riedel cita desafios, reúne secretários e define metas do 2º semestre em MS

Governador reuniu secretários e adjuntos para balanço das ações realizadas no Governo
Dândara Genelhú -
riedel secretários
Reunião contou com secretariado de MS. (Saul Schramm, Governo de MS)

O governador de , Eduardo Riedel (), citou desafios enfrentados pelo Estado até o momento em 2025. Entre eles, a perda de arrecadação. Em reunião com todo o secretariado, o gestor estadual definiu metas para o segundo semestre do ano.

“Cenário extremamente difícil do ponto de vista da arrecadação”, disse Riedel na terça-feira (3). Assim, lembrou que “MS sempre teve uma ação importante da arrecadação de ICMS do gás, especificamente que vem da Bolívia, como fonte geradora de receita”.

Logo, pontuou que “essa perda tem sido constante desde o ano passado, por diversas razões”. Riedel destacou ainda que a perda “afeta a nossa receita”. Ademais, apontou que MS é “um dos estados que mais cresce no Brasil, mas a receita do gás era muito importante”.

“Então, o nosso desafio aumenta ainda mais, que é continuar nessa entrega, continuar com o bom trabalho, diante de um cenário de restrição orçamentária”, defendeu o governador.

Metas

“É sempre muito bom a gente colocar todo mundo do governo na mesma página, com os mesmos conceitos sendo aplicados”, disse sobre a reunião. Secretários e adjuntos apresentaram andamento das ações das pastas.

Entre eles, citaram o MS Ativo, em que 29 cidades já participaram até junho. A ação dá oportunidade para os prefeitos, vereadores e secretários apresentarem prioridades dos municípios. Além disso, apresentar projetos de novas obras, para realização do Estado.

No segundo semestre de 2025, seguem os projetos de PPP (Parcerias Público-Privadas) na área de saúde e setor rodoviário (Rota da Celulose). Outro que terá andamento será o programa Rodar MS — novo modelo de manutenção de rodovias.

Expansão do setor da celulose, fortalecimento da agricultura familiar, capacitações do MS Qualifica e finalização de obras inacabadas também são metas.

Avaliação

Na educação, já foi universalizada a educação integral e profissional no Estado, ou seja, todas as cidades possuem oferta destes modelos. Então, apontaram também a formação e qualificação de , a realização do EJA Mulheres Indígenas.

Houve ampliação na regionalização da saúde e integração entre turismo, cultura e esporte, com feiras, competições e eventos culturais. Para a cultura, a realização com sucesso dos festivais (Campão e América do Sul) e eventos artísticos. Além disso, no esporte, registraram as inscrições on-line do Bolsa-Atleta e competições que tiveram apoio do Estado.

Também houve transformação digital na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado). Assim, apontaram entregas de programas e campanhas da SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) e Sead (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos).

A Cidadania criou uma central de atendimento aos municípios (orientação técnica) e desenvolveu programas importantes, como Caminhos da Cidadania e Laços da Cidadania.

Para segurança, destacaram a aquisição de novos veículos, fortalecimento no combate ao crime e ações sociais e de cidadania, além da realização de curso de inteligência na investigação criminal. Por fim, na Semadesc, houve apoio a projetos de bioeconomia e lançamento do edital de PSA (Pagamento de Serviços Ambientais).

Contratos

Os contratos de gestão ativos também entraram na pauta. São 299 projetos, com 848 entregas previstas no Estado.

Assim, a execução é considerada positiva. “O objetivo é acelerar ainda mais o ritmo para o segundo semestre e assim cumprir mais de 90% das ações planejadas em todos os setores”, apresentou o Governo em nota.

***

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso foge da penitenciária de Ponta Porã e mobiliza polícia na fronteira com o Paraguai

Marcada 1ª audiência de motorista que matou mulher em acidente em Campo Grande

Considerando incertezas econômicas, LDO é aprovada na CCJR e vai a plenário na Alems

Novos documentos revelam continuidade de espionagem da Abin contra o Paraguai durante governo Lula

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Bombeiros retomam buscas por médica que caiu de ponte na BR-376 em MS

Últimas Notícias

Economia

Já fez sua ‘fezinha’? Apostas para a Quina de São João começam na quinta-feira

Prêmio estimado e de R$ 230 milhões e não acumula

Mundo

VÍDEO: Policial atira em homem durante protestos no Quênia

Porta-voz do hospital em que homem foi levado, informou que ele sobreviveu

Polícia

Idoso que tentou estuprar menina com deficiência intelectual em Campo Grande vai continuar preso

Menina foi encontrada na casa do idoso

Cotidiano

Frio, chuva e sol: saiba como será o tempo em MS durante o feriadão

Previsão indica aproximação de uma nova frente fria no sul do Estado