Pular para o conteúdo
Política

Riedel assina convênio com TJMS para a construção do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso

O prédio abrigará seis varas e prevê investimento de R$ 10 milhões do Governo do Estado
Mariane Chianezi, Thalya Godoy -
Governador Eduardo Riedel em assinatura do termo de cooperação | (Henrique Arakaki, Midiamax)

O governador de , Eduardo Riedel (), assinou nesta quinta-feira (30) o termo de convênio com o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e a União, para a construção do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso em . O prédio abrigará seis varas e prevê investimento de R$ 10 milhões do Governo do Estado.

Conforme informado na coletiva de imprensa realizada ao lado do terreno onde será construído o fórum, no dia 23 de dezembro de 2024 foi assinado o termo de cooperação com a União e nesta quarta-feira foi assinado o termo de convênio e a entrega da pedra fundamental, ou seja, o primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção do novo Fórum.

Eduardo Riedel comentou a importância da construção do fórum e que o acolhimento em denúncias recebidas pelo Estado contribuem para destacar os altos índices de violência contra a mulher. “Os números preocupantes que nós temos [sobre violência contra mulheres] foram conquistas do Estado e expõe a fragilidade porque a rede funciona denunciando, mostrando. Muitos estados e outros lugares não fazem e ficam ocultos, o que é mais tráfico ainda”, disse o governador.

O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Sergio Martins, disse que o fórum abrigará seis varas, sendo 4 para mulheres e 2 para crianças e idosos. “Simboliza a preocupação do poder judiciário com a proteção da mulher, criança, adolescente e idoso. De modo o lançamento dessa pedra fundamental e a ordem para que seja feita a licitação foi exatamente isso, atendeu esse simbolismo”, afirmou na cerimônia.

Sérgio Martins e Eduardo Riedel em lançamento da pedra fundamental para obra do Fórum | (Henrique Arakaki, Midiamax)

Tiago Botelho, Superintendente de Patrimônio da União, disse que o Governo Federal prevê projeto semelhante para a Defensoria Pública e Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

“Aqui nós vamos construir um complexo de proteção da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso. Nós já doamos para o Governo do Estado uma área que vai ser constituída o Centro Integrado da Criança e do Adolescente. […] E paralelo a isso também a superintendência já procurou a Defensoria Pública e o Ministério Estadual e as tratativas estão bem avançadas e nós vamos ter então uma Defensoria Pública especializada em Mulher, Criança, Adolescente, Idoso e também o Ministério Público Estadual com uma promotoria específica dessa área”, disse.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em atividade, Ary Carlos Barbosa, disse que o novo fórum vem por meio da gestão de inovação e que em breve a licitação para a construção deverá ser desburocratizada. “É fundamental para que as mulheres, crianças e idosos tenham um espaço em que os seus anseios possam ser ouvir, respeitados e atendidos”, pontou.

Ministério Público, Defensoria Pública e OAB/MS

A construção foi planejada para abrigar seis Varas da Justiça, com estrutura completa de salas de assessoria e audiência, além de três salas de depoimento especial, uma sala de rapport com banheiro, salas para o Núcleo Psicossocial e uma sala multiuso com banheiros acessíveis. O projeto ainda inclui um cartório, salas para a Secretaria do Foro e para a Administração.

Além disso, haverá espaços destinados ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à OAB/MS, bem como salas separadas para vítimas (uma para mulheres e outra para crianças), testemunhas de defesa e de acusação. O prédio contará ainda com uma sala para oficiais de justiça, sala de guarda, duas celas, depósito de material de limpeza, copa, sala de CPD e conjuntos de banheiros, adotando todos os padrões de acessibilidade.

A obra prevê também 64 vagas de estacionamento, destinadas a atender aos magistrados, servidores e visitantes, além de vagas prioritárias para idosos e pessoas com deficiência. Toda a área de estacionamento será pavimentada com piso intertravado permeável, cercado de área verde, atendendo às exigências da legislação municipal, incluindo caixas para captação de águas pluviais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave