Pular para o conteúdo
Política

Qual horário de votação da nova eleição em Bandeirantes?

Três candidatos concorrem à vaga de prefeito na eleição suplementar em Bandeirantes
Fábio Oruê -
eleição paranhos bandeirantes
Votação se inicia às 7h e segue até as 16h – Imagem ilustrativa. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Os eleitores de retornam às urnas, neste domingo (6), para eleger o novo prefeito, após o eleito em 2024, Álvaro Urt (), ter se tornado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O horário de votação será das 7h às 16h (horário de Mato Grosso do Sul), assim como ocorreu nas eleições regulares em 2024. A fim de evitar transtornos, a Justiça Eleitoral orienta aos eleitores de Bandeirantes a consultarem previamente seus locais de votação. Isso pode ser feito por meio do site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.

A apuração dos votos terá início logo após o encerramento da votação, a partir das 16h. Assim, a previsão é de que os votos sejam totalmente contabilizados até as 18h (de MS). A totalização acontece no cartório da 34ª ZE (Zona Eleitoral), na Rua Arthur Bernardes, n° 2215, no Centro.

Eleitorado em Bandeirantes

As eleições suplementares de Bandeirantes possuem três chapas. Todos os candidatos a prefeito disputaram as eleições regulares em 2024 e, agora, retornam à disputa em busca da cadeira de chefe do Executivo. 

A candidata a vice de Urt e ex-vereadora, Tatiane Maria Miyasato (MDB), agora disputa o cargo de prefeita ao lado da candidata a vice, Elaine Montanha (PP). A coligação delas tem os partidos MDB, PP, PRD e PSB.

Além delas, a Coligação Juntos por Bandeirantes (PSD, PL, REPUBLICANOS, PDT e PODEMOS) tem Celso Abrantes (PSD) como candidato a prefeito e Marinho Serpa (PL) como candidato a vice. Abrantes ficou em segundo lugar na disputa à cadeira de chefe do Executivo, ao ter recebido 1.692 (31,17%) votos.

A Coligação Renova Bandeirantes (DC e Agir) definiu Flávio Paiva (DC) como candidato a prefeito e Rosângela Zanata (Agir) como candidata a vice-prefeita. A substituição por Zanata veio após o primeiro escolhido, Marcelo Severo (Agir), acabar inelegível por não prestar contas nas eleições em 2024. 

Severo disputou as eleições para chefe do Executivo no ano passado e ficou em último lugar, ao ter recebido 31 votos, o que equivale a 0,57% dos votos. 

bandeirantes
Candidatos à Prefeitura de Bandeirantes. (Divulgação, TSE)

Conforme dados da 34ª ZE, o município conta com 6.621 eleitores aptos a votar nas 23 seções dos oito locais de votação.

A fim de evitar transtornos, a Justiça Eleitoral orienta os eleitores de Bandeirantes a consultarem previamente seus locais de votação. Isso pode ser feito por meio do site do TRE-MS ou pelo aplicativo e-Título.

Ex-prefeito inelegível

Plenário do TSE julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt, que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024, mas teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso, com relatoria do ministro André Mendonça. Os demais ministros acompanharam e votaram contra o agravo. Foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

Decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município. Decisão de 10 de outubro de 2024, do TSE, baseia-se na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

O prefeito interino é o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP). Ele não disputa a eleição para chefe do Executivo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Entrevista com Urandir Fernandes de Oliveira: “Dakila Pesquisas trabalha em benefício de toda a humanidade”

trump bolsonaro

Trump crê que Bolsonaro ‘está sob ataque de um sistema judicial armado’, diz Casa Branca

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Justiça anula inquérito contra empresários de Dourados e manda devolver bens

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Onde assistir: sábado tem Majestoso e outros três confrontos pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Famosos

Filha de Sandra Annenberg assume namoro com atriz americana

Filha de Sandra Annenberg, Elisa Annenberg pegou os fãs de surpresa ao assumir o relacionamento com Karlie Jo Dickinson; confira

Esportes

Brasil bate Turquia, vai à 10ª vitória e permanece líder na Liga das Nações masculina de vôlei

Darlan Souza foi o maior pontuador do Brasil, com 28 pontos na partida

Polícia

VÍDEO: Motociclista cai ao passar em quebra-molas e é socorrido em estado grave

Estudante de 26 anos sofreu acidente na Avenida João Júlio Dittimar, Vila Silva Regina

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Filho do ex-presidente sugeriu trocar as taxas por sanções individuais