Pular para o conteúdo
Política

Presidência da Agereg pode ter que passar pelo crivo dos vereadores de Campo Grande

Processo semelhante aconteceu na Alems, onde a presidência da Agems dependeu da aprovação de deputados estaduais
Fábio Oruê -
agereg camara
Agereg em Campo Grande. (Reprodução)

Projeto de Lei que propõe mudanças na forma de nomeação do presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de ) começou a tramitar na Câmara de Campo Grande. Assim, a nomeação do diretor-presidente da agência pode ter que passar pelo crivo dos vereadores.

A proposta altera a Lei n° 4.423/2006, incluindo a exigência de aprovação da Câmara Municipal para a escolha do responsável pela agência.

Pelo projeto, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), o prefeito ou prefeita continua com a prerrogativa de indicar o nome para o cargo, mas o escolhido deverá ser sabatinado por uma comissão da Câmara Municipal.

A avaliação será pública e contará com um prazo máximo de 30 dias para deliberação em plenário. Caso o nome seja rejeitado, o Executivo terá 15 dias para apresentar um novo indicado.

“O processo de sabatina é uma etapa a mais de transparência. Permite que a sociedade conheça o perfil técnico, as propostas e a capacidade do futuro presidente da agência”, explica.

A proposta está com as comissões permanentes e deve entrar em votação no plenário assim que analisada.

agereg vereadores
Vereador Ronilço Guerreiro (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Aprovação por deputados gerou processo judicial

Em Campo Grande, a Agereg fica responsável por fiscalizar serviços essenciais como transporte público, saneamento básico e gestão de resíduos. A nível estadual, a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) faz serviço e processo semelhante ao proposto por Guerreiro na (Assembleia Legislativa de ).

O Governador Eduardo Riedel () indicou Carlos Alberto de Assis para o cargo máximo da agência. O nome chegou para aprovação na Casa Legislativa Estadual, teve pedido de vistas do deputado João Henrique Catan (PL), mas acabou passando pelo crivo geral.

Catan entrou com ação e conseguiu liminar para afastar Assis do cargo enquanto o processo tramita. Entretanto, a Justiça derrubou a decisão e manteve Carlos Alberto na Agems.

“No Estado, o presidente da agência de regulação é indicado pelo governador, mas passa pela avaliação e aprovação dos deputados. Temos que avançar neste tema também no que diz respeito ao município”, lembra o vereador.

Agems, Agereg e o modelo nacional

A proposta segue o modelo já adotado por agências reguladoras federais, como Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ronilço citou ainda que a medida está em consonância com decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal), que reconhecem a constitucionalidade da participação do Legislativo na escolha de dirigentes de agências reguladoras.

“Essa é uma prática que fortalece a autonomia e a independência das agências. Queremos evitar riscos de captura regulatória e garantir que a Agereg atue com eficiência técnica e compromisso com o interesse público”, completou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina