Prefeitura vai conduzir pacientes de carro até outra unidade após interdição da enfermagem em Eldorado
Secretária de Saúde afirma que Executivo Municipal já estava com planos de contratar mais profissionais
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Eldorado vai levar pacientes que necessitam de atendimento de carro para outras unidades após a interdição dos serviços de enfermagem em ESF (Estratégia Saúde da Família) e postos de saúde, nesta sexta-feira (10), pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul).
Conforme a secretária de saúde do município, Lidiane Priori, quem procurar atendimento médico na ESF Manoel Gomes, o Posto de Saúde Porto Morumbi ou Posto de Saúde Floresta Branca será encaminhado de carro para a unidade central de Eldorado, onde a equipe médica estará.
Na Manoel Gomes, o serviço de odontologia continua funcionando normalmente. Apenas técnicos em enfermagem e enfermeiros não estão atendendo. A interdição foi adotada em virtude da insuficiência de profissionais de enfermagem, que comprometia a qualidade e segurança do atendimento à população e as condições de trabalho.
Ainda segundo a secretária, a prefeitura já estavam em vias de lançar processo seletivo para contratação de servidores em várias áreas, inclusive técnicos e enfermeiros. A recomendação é que quem busca atendimento e tem meio próprio de locomoção, vá direto à unidade de atendimento central.
“Vamos tentar acelerar ao máximo, mas tudo tem seu tempo. E respeitando esse tempo, mas o mais rápido possível vamos contratar enfermeiro para fazer o atendimento nessas áreas”, afirma em pronunciamento nas redes sociais.
Conforme o Coren-MS, é necessário contratar, no mínimo, dois enfermeiros para garantir a supervisão direta aos técnicos de enfermagem durante todo o expediente em Eldorado. Para que as atividades de enfermagem sejam restabelecidas nas unidades interditadas, as administrações municipais deverão atender a algumas exigências estabelecidas pelo Coren-MS.
Itaquiraí
O Conselho Regional de Enfermagem também interditou os serviços em Itaquiraí. No município, a contratação de um enfermeiro é suficiente para atender ao requisito do órgão. O Jornal Midiamax tentou contato com o prefeito Thalles Tomazelli (PSDB), mas até esta publicação não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Além da contratação de novos profissionais, as decisões do Coren-MS determinam que os serviços privativos de enfermagem sejam ofertados durante todo o período de funcionamento das unidades ou, alternativamente, que as atividades de enfermagem de nível médio sejam suspensas nos momentos em que não houver supervisão direta de um enfermeiro.
“Inadmissível”, diz presidente do Coren
O presidente do Coren-MS, Leandro Rabelo Dias, reforçou que a medida adotada pelo Conselho visa principal garantir a segurança dos pacientes e oferecer condições de trabalho dignas aos profissionais de enfermagem.
“A saúde pública de qualidade depende de profissionais capacitados e em número suficiente para atender às necessidades da população. É inadmissível que técnicos e auxiliares de enfermagem trabalhem sem a supervisão direta de um enfermeiro, pois isso compromete tanto a segurança do paciente quanto a integridade dos profissionais da Enfermagem”, afirmou o presidente.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
- VÍDEO: Em menos de uma hora, chuva alaga rua do Jardim Canguru e causa transtorno a moradores
- Mãe de bebê que chegou morta a hospital deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira em MS
Últimas Notícias
Saveiro ‘fura’ preferencial e atinge carro de aplicativo que levava bebê na Gury Marques
Moradora reclama que cruzamento virou ‘bagunça’, devido a sinalização inadequada somada ao desrespeito dos condutores
VÍDEO: Primeiro voo de deportados após posse de Trump chega ao Brasil nesta sexta
Avião pousa no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com ao menos 88 pessoas, segundo o Ministério das Relações Exteriores
Motoentregadores realizam manifestação visando a valorização da categoria em Campo Grande
O encontro tem o objetivo de criticar valores pagos pelas corridas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.