Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura quer mudar nome da Guarda Civil para Polícia de Fronteira em Ponta Porã

A Secretária Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã encaminhou à Procuradoria Geral do Município a documentação pedindo a troca do nome da Guarda Civil Municipal de Fronteira para Polícia Municipal de Fronteira. O pedido do titular da pasta, Candinho Gabínio, foi entregue na última quinta-feira (27).  A medida usa de argumentação a decisão do … Continued
Thalya Godoy -
GCMFRON. (Reprodução/ GCMFron)

A Secretária Municipal de Segurança Pública de encaminhou à Procuradoria Geral do Município a documentação pedindo a troca do nome da Guarda Civil Municipal de para Polícia Municipal de Fronteira. O pedido do titular da pasta, Candinho Gabínio, foi entregue na última quinta-feira (27). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A medida usa de argumentação a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de 20 de fevereiro, que entendeu que as guardas municipais possuem poder de polícia dentro dos territórios em que atuam.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou, na última quarta-feira (26), proposta de alteração ao texto da PEC da Segurança Pública para incluir textualmente as guardas municipais no artigo 144 da Constituição Federal. Isso incluiria o grupo no rol dos órgãos de segurança pública.

A Guarda Civil Municipal de Fronteira tem 54 agentes no quadro atualmente e há expectativa de um novo concurso público neste ano, o que pode dobrar o número de Policiais Municipais nas ruas.

Segundo a Prefeitura, a alteração da nomenclatura não muda a estrutura organizacional e nem criaria cria novos cargos para a GCMFRON. A medida adequa o  nome para Polícia Municipal de Fronteira e a enquadra no rol dos órgãos de segurança descritos no artigo 144 da Constituição Federal.

Projeto em Campo Grande

Após o STF, confirmar na última semana que os guardas municipais podem realizar policiamento ostensivo em vias públicas, a nomenclatura da GCM (Guarda Civil Metropolitana) poderá mudar para Polícia Metropolitana em .

Isso porque o vereador André Salineiro (PL) quer alteração na lei para que a GCM passe a ser Polícia Metropolitana. Conforme a assessoria de comunicação do vereador, o projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal assim que o STF considerou constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas atuem em ações de segurança urbana, inclusive policiamento ostensivo comunitário. 

“Sempre digo que a guarda metropolitana é uma excelente ferramenta para que um prefeito bem-intencionado possa mudar a realidade da segurança da sua cidade, sem depender exclusivamente das decisões do ou estadual”, disse Salineiro.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Buscas por arma usada para atirar contra carro acaba em confronto com a PM e um morto em Campo Grande 

Xô, frio!

truck

Em Campo Grande, Collet vence e assume a liderança da F-Truck

trump

Trump diz achar que há grande chance de um acordo entre Irã e Israel

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

terremoto

VÍDEO: Terremoto de magnitude 6,1 atinge Lima e deixa ao menos um morto

Últimas Notícias

Polícia

Morto em acidente de ônibus na BR-262, idoso viaja para conhecer a neta recém-nascida  

Uma médica morreu no acidente

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Itália ‘fecha portas’ para descendentes e deputados se ofendem

Abadiânia pós-João O tempo mostrou o efeito devastador de uma economia de pequena cidade quase totalmente dependente de uma figura famosa. Abadiânia, entre Brasília e Goiânia, foi por muitos anos o palco do turismo religioso internacional no Estado, graças às atividades do médium João de Deus. Após a repercussão das dezenas de denúncias de assédio … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1868 –  Governo de MT torna obrigatória a vacinação

O presidente da província de Mato Grosso, Barão de Aguapey, através da sanção da lei 574, de 16 de junho de 1868, torna obrigatória a vacinação em Cuiabá, nos seguintes termos: Artigo 1º -Nenhuma pessoa, ainda mesmo com residência temporária dentro da município da Capital, é isenta da vacina, Excetuam-se desta regra: § 1° – … Continued

Sem Categoria

Após ser atropelada em Fátima do Sul, mulher morre em hospital de Dourados

A vítima foi atingida por uma motocicleta enquanto atravessava a rua