Pular para o conteúdo
Política

Prefeitos de MS se reúnem com direção-geral da Itaipu no Paraná

Gestão de resíduos sólidos esteve entre as pautas abordadas, já que tem impacto direto no reservatório da Itaipu
Fábio Oruê -
itaipu
Prefeitos se reuniram na Itaipu (Divulgação, Itaipu)

Os prefeitos representantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do ) se reuniram nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Paraná. Ao todo, 14 prefeitos ou representantes participaram da reunião e também de visita técnica à usina.

A pauta da reunião teve a discussão de estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional. Participaram do encontro representantes dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, , Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, e Tacuru.

Execução de convênios dentro do devido prazo e a colaboração na gestão de resíduos sólidos também estiveram em discussão. Segundo Verri, a reunião representou “um reforço da parceria da Itaipu com esses municípios”.

O diretor ressaltou o papel dos municípios na gestão desses resíduos, que impactam o reservatório. Também tratou da necessidade de manter uma relação constante, para garantir a preservação ambiental.

Itaipu Mais que Energia

Durante a reunião, Luciano Inacio, da assistência da Diretoria de Coordenação da Itaipu, respondeu às dúvidas referentes aos prazos e execuções do edital Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Alguns prefeitos estão assumindo o cargo pela primeira vez e estão se inteirando dos temas.

O programa Itaipu Mais que Energia é uma iniciativa da binacional, que, desde 2023, abrange diversas ações voltadas para a preservação ambiental, apoio a projetos sociais e desenvolvimento regional sustentável.

Cada município pode ter acesso em média a R$ 2 milhões após ter elaborado um projeto, analisado pela Caixa Econômica Federal, e publicado edital.

itaipu
Visita técnica levou os prefeitos até a usina (Divulgação, Itaipu)

Investimentos

O presidente do Conisul, Rogério de Sousa Torquete, ressaltou a inclusão de 35 municípios de Mato Grosso do Sul viabilizado pelo Edital 1 do programa. “Para nós, essa parceria foi como ganhar na “, declarou o Torquete.

Ele explicou que os municípios enfrentam dificuldades financeiras, com a maioria das receitas destinadas à saúde, educação e folha de pagamento, o que limita investimentos em infraestrutura e sustentabilidade. Por isso, o apoio da Itaipu pode ser direcionado para projetos como pavimentação de estradas e gestão de resíduos sólidos.

Torquete, que é de Tacuru, menciona os avanços em infraestrutura rural. “A adequação de estradas, construção de curvas de nível e recuperação de nascentes têm contribuído diretamente para evitar erosões e melhorar a qualidade de vida da população”, diz.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Neblina volta a cobrir céu de Dourados e cidade segue em alerta de chuvas intensas

Morre Lar Park-Lincoln, atriz de Sexta-Feira 13, aos 63 anos

Funsat

De analista ambiental a vendedor, semana começará com mais de mil vagas de emprego em Campo Grande

Enterro do papa Francisco: cerimônia fúnebre acontece na Praça de São Pedro, no Vaticano

Notícias mais lidas agora

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Strongman: 4° melhor do mundo é campo-grandense e busca ajuda para novas competições

Últimas Notícias

Cotidiano

Conselho dos Direitos dos Povos Originários é retomado em MS após 15 anos

O Conselho foi reativado com representantes das oito etnias que compõem a diversidade da população indígena de MS

Cotidiano

Cinco das dez cidades mais chuvosas do país são de Mato Grosso do Sul

Do calor a chuva, MS volta a protagonizar ranking nacional de valores extremos

Cotidiano

De carrapato a caco de vidro: abril foi marcado por ‘perrengues’ nos ônibus de Campo Grande

A CPI do Consórcio Guaicurus investiga o serviço sucateado prestado aos passageiros de Campo Grande

Mundo

Quais são as regras para roupas no funeral do papa Francisco?

Os protocolos são estabelecidos pelo manual da Santa Sé