Pular para o conteúdo
Política

Por ‘conteúdo cultural’, vereador quer complementar estudos dos alunos de Campo Grande com Bíblia

Escolas de Mato Grosso do Sul já podem manter exemplares da Bíblia em sua bibliotecas por força de lei estadual
Fábio Oruê -
bíblia
Bíblia tem contexto "histórico e cultural", segundo vereador (Reprodução, Freepik e Fábio Oruê, Jornal Midiamax)

Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal quer complementar os estudos nas escolas municipais e particulares de com a leitura da Bíblia. PL deve ir para discussão no plenário após análise das comissões permanentes da Casa de Leis.

O projeto quer a utilização da Bíblia como recurso paradidático, ou seja, auxiliar no ensino. Conforme o autor do projeto, vereador André Salineiro (PL), o objetivo é valorizar o conteúdo histórico, literário, geográfico e cultural das escrituras.

Conforme o texto, a leitura de trechos bíblicos poderá ser usada de forma complementar a conteúdos pedagógicos em diversas áreas. Por exemplo, História, Literatura, Ensino Religioso, Filosofia, Artes e demais atividades escolares.

O texto reforça que a leitura da Bíblia será facultativa em respeito à liberdade religiosa e filosófica dos alunos. Propostas semelhantes já foram aprovadas em Pernambuco, Piauí, Ceará e Amazonas.

O assunto promove discussões, onde grupos defendem o uso do livro sagrado e outros alegam a falta de pluralidade religiosa e a atuação laica do estado.

“A Bíblia é o livro mais lido do mundo e carrega não apenas ensinamentos religiosos, mas também elementos fundamentais para compreendermos a formação cultural, moral e histórica de diferentes civilizações. Não se trata de catequese, mas de ampliar o repertório dos alunos com uma obra de profundo valor humano e educativo”, explicou Salineiro.

O parlamentar também destaca que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê o ensino religioso facultativo nas escolas públicas.

Bíblia nas escolas

Lei que autoriza exemplar da Bíblia em escolas de Mato Grosso do Sul está em vigor desde dezembro, após sanção do governador Eduardo Riedel ().

Conforme a lei, o Poder Público pode manter os exemplares nas unidades escolares, sendo autorizada a doação de exemplares por pessoas físicas e jurídicas.

De autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos), a legislação sancionada gerou discussão entre Vaz, a deputada Gleice Jane (PT) e do deputado Pedro Kemp (PT) no início de dezembro, quando chegou na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Na ocasião, Jane declarou seu voto contrário ao projeto, pois, apesar de ter caráter autorizativo, autoriza apenas o símbolo de uma religião, a cristã.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsa de Mumbai fecha em queda de 1%, após queda de avião da Air India

imasul concurso

Sistema vai monitorar emissão de gases das empresas de MS

Pelo menos 30 corpos já foram retirados do local de acidente aéreo na Índia

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

claudinho serra tornozeleira

Justiça nega HC e mantém Claudinho Serra preso por chefiar esquema de corrupção

Valores dobraram: Promotoria investiga contrato de Papy com escritório de advocacia

Feriado de Santo Antônio: confira o que abre e fecha nesta sexta-feira em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Ta com frio? Ventania provoca sensação térmica de 1,8°C em Campo Grande

A tendência é de que a sexta-feira (13), feriado municipal, tenha clima similar, com vento e manhãs frias

MidiaMAIS

‘Conseguiu o que queria’: amigo de montanhista escreve carta de despedida após buscas serem suspensas

Em tom de despedida, amigo de Edson Vandeira revela que o fotógrafo "sempre falou do Artesonraju como a montanha da sua vida"

Polícia

Vingança por tráfico de drogas: trio é preso por execução de homem nas Moreninhas

Moraci Pereira Brandão, de 48 anos, foi executado a tiros quando chegava em casa

Transparência

Pressionado no Conselho Nacional, MPMS inicia convocação de concurso ‘congelado’ há um ano

O concurso foi lançado em 2022, e o resultado final homologado em julho de 2024, com mais de mil candidatos aprovados só para o cargo de analista.