Pular para o conteúdo
Política

Permissão de propaganda em caçambas vai à discussão na Câmara Municipal nesta terça

Sessão na Câmara de Campo Grande começa às 9h20
Fábio Oruê -
caçamba resíduos sólidos projeto
Caçamba de resíduos sólidos (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

PLP (Projeto de Lei Complementar) 931/24 vetado pela prefeitura de volta para discussão na Câmara Municipal nesta terça-feira (10), assim como outros 4 projetos que também entraram na pauta.

O PLP permite a publicidade em caçambas de lixo. Ele altera e acrescenta dispositivos na Lei Complementar n° 152, de 30 de dezembro de 2009, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de coletores tipo caçambas metálicas basculantes (tipo brookes), para o acondicionamento de entulho comercial, industrial e domiciliar, proveniente de resíduos sólidos”.

Assim, a alteração, do vereador (PSB), permitia a publicidade nas caçambas coletoras de entulho, sem concorrer com espaço destinado a expor as informações obrigatórias. Entretanto, parecer da Procuradoria do Município trouxe o veto ao PLP.

Para o Executivo, a publicidade nas caçambas de lixo tem potencial de distração em área de circulação de veículos e pedestres. Outro fator diz sobre a percepção visual do espaço público, com agravamento da poluição visual urbana.

Canoagem da Lagoa Itatiaia

Em única discussão na Câmara, os vereadores também votam o projeto ‘Remar é Preciso’, que destina área da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, para a prática da .

O projeto do vereador Otávio Trad (PSDB) busca incentivar a prática esportiva de canoagem e outras atividades físico-esportivas, turismo, cultura e recreação em contato com a natureza urbana na Lagoa Itatiaia.

Pelo projeto, a lagoa terá uma área para apoio à prática da modalidade de canoagem, com a construção de um deck fixo ou semiflutuante. Além disso, emenda ao projeto prevê que as atividades fiquem sob responsabilidade da direção e coordenação da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul.

Também de Trad, projeto que institui a Medalha Legislativa ‘Lilian Sholes’ na Câmara Municipal entra em discussão. As secretárias de Campo Grande (duas por cada vereador) devem receber a medalha.

Lagoa Itatiaia projeto
Lagoa Itatiaia (Arquivo, Jornal Midiamax)

Em segunda discussão e votação

Vereadores de Campo Grande discutem novamente a criação da Casa do Autista da Capital. De autoria do vereador Junior Coringa (MDB) dispõe sobre a implantação da Casa do Autista para o tratamento de pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas seguintes modalidades:

  • neuropediatria;
  • terapia ocupacional;
  • fonoaudiologia;
  • fisioterapia;
  • psicologia;
  • nutricionista;
  • psicopedagogia;
  • serviço social.

“A instituição também oferecerá apoio às famílias, auxiliando no manejo do transtorno e
proporcionando grupos de apoio”, justifica. Assim, o projeto deve incluir o acolhimento e atenção tanto de pessoas com o espectro quanto dos familiares.

Além disso, outro projeto que entra para discussão denomina “Praça Antônio Morais dos Santos” um espaço no bairro Vilas Boas, em Campo Grande.

De autoria dos vereadores André Salineiro (PL), Carlão (PSB) e do presidente da Casa, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), o PL homenageia Antônio dos Santos, um pecuarista que fez doações milionárias para instituições beneficentes.

A praça fica na Rua Nicomedes Vieira de Rezende, na esquina com a Rua Miguel Sutil. Além disso, o empresário morreu aos 92 anos em 2013.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No ‘Uni, Duni, Tê’, adolescente encontra voucher de aliança e promete guardar para futura esposa

Falta de provas e ‘generalidade’: STJ enterra investigações da operação Ouro de Ofir

Hackers vazam dados de mais de 7 milhões de cidadãos paraguaios

Incêndio de grandes proporções destrói residência no Tijuca, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

Carpa, palhaço e cruz: o que significam tatuagens no submundo do crime

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

De Campo Grande, atleta conquista o 2º lugar em Campeonato Estadual de Hipismo

Últimas Notícias

Polícia

Mulher desfere golpe de faca em companheiro e foge em MS

Conforme a vítima, eles não teriam discutido antes da agressão

Brasil

Em depoimento à Polícia Federal, Mauro Cid nega plano de fuga do país

Mauro Cid é um dos réus na ação penal da trama golpista e fechou acordo de delação em troca de redução de pena

Brasil

Ozempic, Rybelsus e Wegovy: Anvisa alerta para risco raro de perda de visão

Alerta destaca risco de perda súbita de visão associada ao uso de medicamentos que contêm semaglutida

Emprego e Concurso

UEMS abre processo seletivo para professor com salário de R$ 11,1 mil

As inscrições podem ser feitas até 26 de junho