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Política

Papy defende remanejo de taxas para transporte, mas poupa cobranças ao Consórcio por melhorias

Mesmo com lucro milionário, Papy considera o atual modelo de contrato 'ruim para o Consórcio'
Vinicios Araujo -
Papy considera modelo atual de contrato prejudicial ao consórcio. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O presidente da Câmara de Vereadores de , Epaminondas Neto, o (PSDB), crê que o futuro do transporte coletivo exige o de impostos e taxas já existentes para o , para aplicações em melhorias.

Contudo, deixa vago como cobrar que o contrato bilionário do Consórcio seja cumprido à risca para que o campo-grandense tenha mais qualidade de vida como usuário do serviço.

Ao Jornal Midiamax, Papy afirmou que sua fala sobre destinar mais dinheiro para o transporte de Campo Grande, comandado pelo grupo chefiado por Paulo Constantino de Carvalho, foi ‘incompreendida’.

Assim, o contexto, segundo o presidente, não tratava de uma transferência direta à empresa concessionária, mas sim a um fundo de transporte público gerido pela Prefeitura, que garanta à administração a execução de obras e melhorias.

“Explico quantas vezes for necessário, não tenho problema em reafirmar meus posicionamentos. Campo Grande precisa ter orçamento próprio, receita própria e orçamentos carimbados para investimento constante no transporte coletivo”.

Papy diz que não são melhorias só para os ônibus. “É no terminal, é na cobertura de pontos, é na faixa exclusiva, é na reforma dos terminais e na compra de veículos”.

Desta forma, sugere: “Que a gente tenha um Fundo Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, que fosse pegar um pouquinho da Cosip, que todo mundo já paga, sei lá, um recurso do parquímetro quando tiver, um pedacinho das multas ambientais, recursos novos em um fundo específico”, explica Papy.

A proposta do parlamentar surge em um momento crítico para o transporte coletivo de Campo Grande.

Isso porque o caos diário enfrentado pelos usuários já comprovou a insuficiência do serviço prestado pelo grupo que detém a concessão exclusiva da operação bilionária.

Os usuários do serviço relatam falhas diariamente, como portas quebradas, falta de linha de ônibus e horário definido e, ultimamente, quebra dos veículos rumo ao trabalho, logo pela manhã.

CPI do Consórcio Guaicurus

A CPI do Transporte Público, por exemplo, foi instaurada em abril e já acumula mais de 600 denúncias desde então. Diretores e ex-gestores do Consórcio, além de ex-funcionários e populares que utilizam os coletivos diariamente para se deslocar pelos bairros da Capital, foram ouvidos ao longo dos últimos meses.

Assim, para os membros da CPI, é unânime a precariedade no serviço oferecido ao cidadão campo-grandense.

Questionado se a proposta de remanejamento de recursos, que podem ser utilizados em outras áreas do serviço público, é pertinente num momento em que o Consórcio lucra e não entrega o combinado, Papy se explica.

“Tem outras coisas para investir? Beleza, nem discordo. Pode ser que sim. Nós estamos falando especificamente dessa precariedade. Se você não mudar o modelo de contratação, vai continuar como está. Acho que transporte coletivo, mesmo que concessionado, é responsabilidade da Prefeitura”, afirmou Papy.

Papy não usa o transporte coletivo de Campo Grande, mas disse ao Jornal Midiamax ser ‘irrelevante’ se o serviço de ônibus é prestado pelo Consórcio Guaicurus ou por qualquer outra empresa no Brasil — mesmo que ainda restem sete anos para o fim da concessão prevista no contrato bilionário firmado em 2012.

Por fim, Papy reafirma que é “ruim para o Consórcio” o modelo de contrato, apesar de o grupo reter mais de R$ 35 milhões em isenções fiscais até 2027, com faturamento anual superior a R$ 190 milhões.

“O modelo que tá hoje… eu acho que ele é um modelo falido. É um modelo que é um contrato muito ruim. De um jeito ruim, ruim pra cidade, ruim pro consórcio”, diz.

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