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Política

‘Oportunidade para diversos segmentos da economia’, diz Riedel ao bater o martelo da Rota da Celulose

Consórcio K&G vai administrar diversas rodovias estaduais e federais por 30 anos
Fábio Oruê -
rota da celulose
Eduardo Riedel durante leilão (Reprodução, B3)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou do leilão da Rota da Celulose, na sede da B3, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira (8). Ele destacou as oportunidades que a privatização dos trechos trarão para Mato Grosso do Sul.

“É uma grande oportunidade para diversos segmentos da economia, para diversos segmentos do setor privado”, ressaltou Riedel durante discurso após a vitória do Consórcio K&G, formado pela KInfra e a Corretora Galápagos.

“Nós estamos com previsão de crescimento acima de 5,5% esse ano, nós temos uma capacidade fiscal que permite, nesse mandato, 10 bilhões de investimento em infraestrutura do público, entre 15% e 18% da receita corrente líquida no Estado e estamos com uma produção de bons projetos privados para que bons projetos de concessão e ações publicas para que o privado possa participar conosco”, afirmou o governador.

Riedel estava acompanhado pelo ministro dos Transportes do Brasil, Renan Filho, da ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, além de secretários do Governo de MS.

Investimento de R$ 217 milhões

A Rota da Celulose – um conjunto de rodovias estaduais e federais em Mato Grosso do Sul – terá a administração do Consórcio K&G pelos próximos 30 anos.

A concessionária, liderada pela Corretora Galápagos, mas que também integra a KInfra, ofereceu desconto de 9% no desconto da tarifa de pedágio, com aporte de R$ 217.389.913,70.

Dentre as concorrentes, o consórcio apresentou o desconto mais alto, com diferença de 5% do valor mais baixo ofertado: 4% da BTG Pactual Infraestrutura, de aporte de R$ 118.827.772,70.

Além disso, o Consórcio Rotas do Brasil S. A., representado pela Guide Investimentos, fechou 5% de desconto (aporte de R$ 137.206.460,91). Já o Consórcio Caminhos da Celulose, da Ativa Investimentos, chegou perto ao ofertar 8% de desconto com aporte de R$ 195.619.568,80.

rota da celulose
Propostas das empresas (Reprodução, B3)

Rota da Celulose

O plano da Rota da Celulose prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos, sendo R$ 6,9 bilhões em capex e R$ 3,2 bilhões para despesas operacionais ao longo de 30 anos de contrato. Entretanto, serão concedidos 870,3 quilômetros da Rota da Celulose, que ganhou esse nome por ser formada por rodovias importantes para a cadeia produtiva da celulose no Mato Grosso do Sul.

O trecho contempla extensões das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e das federais BR-262 e BR-267. Ademais, a concessão prevê recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos.

Entretanto, após a falta de interessados na primeira tentativa de leiloar a Rota da Celulose, o projeto passou por alguns ajustes no edital. Entre eles, um modelo econômico-financeiro que reduz os investimentos obrigatórios durante os primeiros quatro anos de operação, uma das demandas apresentadas pela iniciativa privada.

leilão rota da celulose
Governador Eduardo Riedel após bater o martelo (Reprodução, B3)

“Na época que foi aquele leilão, havia outros leilões na praça. A gente estava sofrendo concorrência com o momento de mercado não tão presente como hoje a gente viu. Então a gente remodelou alguns pontos, diluiu alguns investimentos que estavam concentrados no início do projeto para mais o meio; não ficar tão concentrado no começo e isso melhorou um pouco o projeto”, explicou Riedel nesta quinta.

A projeção de receita dos 20 anos de operação também acabou alterada. A concessionária deverá duplicar 115 km de rodovias, construir 457 km de acostamentos e 245 km de terceiras faixas, além de 12 km de vias marginais.

Ademais, serão implantados 38 km de contornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes na Rota da Celulose. Estão contempladas ainda obras de arte especiais, estruturas como pontes e passarelas, totalizando 3.780 m².

Pedágio

O novo modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio nos trechos.

São eles:

Entre as novidades, a concessão deve aderir a pórticos de cobrança de pedágio automático chamada de Free-Flow. Em relação, a tarifa quilométrica, o projeto reajustou para R$ 0,19 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,26 para pista dupla.

Além disso, para composição da política tarifária foram adotados os parâmetros de diferenciação de tarifa entre as de pista simples e de pista dupla (40% superior).

Descontos

A cobrança de pedágio na Rota da Celulose será 100% eletrônica (sistema free-flow) com desconto de 5% na tarifa para usuários optantes pelo sistema de tag válido (AVI), e descontos progressivos de até 20% da tarifa para veículos de passeio conforme a frequência e isenção de cobrança para motocicletas.

A intenção é entregar as rodovias que formam a rota para a iniciativa privada com o intuito de economizar nos investimentos e promover melhorias. Com isso, quer alavancar ainda mais a região leste do Estado.

rota da celulose
MS-338 (Saul Schramm, Governo do Estado)

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