Pular para o conteúdo
Política

Nos EUA, deputados de MS se preparam para posse de Trump: ‘chegar cedo’

Comitiva com políticos da direita do Brasil esteve em reunião com aliados de Trump antes da cerimônia
Mariane Chianezi - Publicado em
Compartilhar
Trump teria compartilhado plano do Pentágono (Gage Skidmore/Creative Commons)
Reeleito presidente dos EUA, Donald Trump (Gage Skidmore, Creative Commons)

Em terras norte-americanas, deputados de Mato Grosso do Sul irão acompanhar de perto a posse do presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump (Partido Republicanos). A cerimônia acontece nesta segunda-feira (20) em Washington D.C.

Nas redes sociais, Marcos Pollon (PL) e João Henrique Catan (PL) documentam os momentos que antecedem a posse do presidente. Sob frio de -6 graus, o deputado estadual João Henrique esclareceu que iria chegar cedo ao local do evento.

“Indo agora para a Arena onde o Trump irá fazer o discurso dele. Indo cedo, meio-dia [horário local], porque eles têm sistema de segurança, então lota”, disse.

Os parlamentares de MS, que seguiram em comitiva brasileira composta pelos políticos da direita do Brasil, estiveram em reunião com aliados de Trump neste domingo (19) depois de pousarem nos EUA.

Bolsonaro foi proibido de ir aos EUA

Michelle Bolsonaro (PL) representará Bolsonaro na posse de Donald Trump após o STF (Supremo Tribunal Federal) negar, nesta quinta-feira (16), a devolução do passaporte do ex-presidente, que queria ir à posse do presidente eleito nos Estados Unidos.

O ex-presidente confirmou a ida de Michelle aos EUA durante entrevista ao portal ‘Faroeste à Brasília’. Além da ex primeira-dama, Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro estarão presentes.

“No sábado de manhã, aqui do aeroporto de Brasília, tem um voo para os Estados Unidos. Minha esposa vai para lá, ela foi convidada e vai ter um tratamento bastante especial por conta da consideração que o presidente Trump tem para comigo”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente também entrou com recurso após o ministro Alexandre de Moraes barrar a devolução de seu passaporte. Para o ministro, “não há dúvidas” que desde a decisão unânime da primeira turma do STF de reter o documento do ex-chefe do Executivo, “não houve qualquer alteração fática que justifique a revogação da medida cautelar”.

“O cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro, para se furtar à aplicação da lei penal, da mesma maneira como vem defendendo a fuga do país e o asilo no exterior para os diversos condenados com trânsito em julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em casos conexos à presente investigação e relacionados à tentativa de Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, diz a decisão.

A defesa de Bolsonaro alega que os argumentos apresentados por Moraes para barrar a viagem “não coadunam com a realidade, ou não servem como fundamento para impedir a viagem pontual do peticionário [Jair Bolsonaro]”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai à posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, irá representar o governo brasileiro na cerimônia.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)