Pular para o conteúdo
Política

Nem candidatura indeferida desanima candidato do PT em Paranhos: ‘confiante’

Candidato a prefeito, Dr. Jorge (PT), entrou com recurso e aguarda decisão em instância superior
Thalya Godoy, Dândara Genelhú -
Dr. Jorge (PT) chegou para votar às 08h. (Helder Carvalho, Midiamax)

O candidato a prefeito do PT em , Jorge Ricardo Lauricio, conhecido como Dr. Jorge, chegou por volta das 08h na Escola Municipal Dr. Mitsuro Saito. O município a 469 km de Capital passa por eleições suplementares, neste domingo (6), para escolher o novo chefe do executivo.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ele chegou ao local acompanhado da esposa e de dois assessores. O candidato foi reconhecido por alguns eleitores e cumprimentou as pessoas nas outras seções antes de se dirigir ao próprio local de votação. 

O candidato se mantém positivo mesmo diante do indeferimento de candidatura pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul devido a registro feito fora do prazo. 

“Nós vamos entrar com recurso e lá em Brasília vamos reverter isso aí. Estou confiante, fizemos uma campanha limpa e principalmente na mudança de um progresso e desenvolvimento deste município”, afirmou.

Reviravoltas na campanha

Candidato chegou acompanhado. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

A campanha eleitoral foi marcada por reviravoltas e até virou caso de polícia. Um ofício assinado pelo PT pediu intervenção da Força Nacional após acusar o candidato Hélio Acosta () de coagir comunidades indígenas. Já o tucano registrou um boletim de ocorrência para afirmar que os adversários espalharam notícias falsas. Apesar disso, Dr. Jorge acredita que as eleições serão tranquilas. “Pelo que tenho observado, está tudo tranquilo e tudo calma. E agora é só Deus”, acredita.

A chapa já impetrou recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e acredita que terá decisão favorável. “Eu tenho absoluta certeza porque aqui em o relator deu parecer favorável, temos a jurisprudência e então a possibilidade muito grande de reverter em Brasília”, afirma. 

A esposa do candidato, Silvana Lauricio, também está confiante na vitória. “A gente conta com a confiança da população, porque nós vamos fazer um trabalho muito bom, vai ser uma mudança, uma transformação que Paranhos precisa”, acredita. O casal deve acompanhar de casa a apuração dos votos ao lado da família e amigos.

Dr. Jorge é natural de Guarulhos (SP) e já foi eleito como vereador no município de Pau D’arco, no Pará, pelo PP, em 2004. Não conseguiu a reeleição em 2008. Já nas eleições de 2022 terminou como suplente de deputado estadual em pelo PSD.

Quem são os candidatos?

Ônibus da Justiça Eleitoral leva eleitores até os locais de votação. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Hélio é vereador e presidente da Câmara Municipal. Ele assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2025, enquanto o novo pleito não acontecia. Caso vença, assume o Executivo Municipal definitivamente. Caso contrário, se Dr. Jorge vencer a eleição, Hélio volta à Câmara e o petista toma posse como prefeito.

Contudo, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) rejeitou o recurso de candidato a prefeito do PT porque o registro de candidatura teria sido feito fora do prazo. Se o candidato conseguir decisão favorável em instância superior, poderá assumir. Isso porque os votos são contabilizados como válidos. Portanto, os candidatos a prefeito e vice-prefeito são declarados eleitos.

Entretanto, “se a decisão final for desfavorável, com trânsito em julgado ou por decisão colegiada do TSE, os votos serão anulados em definitivo”, diz o TSE.

Conforme dados da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE), o município conta com 9.366 eleitores aptos a votar nas 30 seções eleitorais. Mais de metade dos locais de votação da cidade estão na zona rural. Dos cinco endereços, três estão em assentamentos ou em aldeias indígenas. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Governo Lula interrompe melhora, tem 28% de aprovação e 40% de reprovação, diz Datafolha

Supermercados e igreja oferecem testes gratuitos de ISTs durante o final de semana

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira em MS

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

Final de semana tem plantão de vacinação contra gripe em Campo Grande; confira onde 

Últimas Notícias

Trânsito

Freada em semáforo causa colisão de três carros e fecha trânsito no Aero Rancho

Sinal estava amarelo quando um dos veículos parou e acabou atingido por outro que vinha atrás

MidiaMAIS

Arraial de Santo Antônio começa com caldo e quentão para aquecer o frio e show para embalar a ‘noite dos namorados’

Festa vai até o próximo domingo (15), com início às 17h30 na Praça do Rádio Clube

Mundo

Israel prepara possível ataque a Irã nos próximos dias, potencialmente até domingo

A postura arriscada de Israel visa pressionar o Irã a abrir mão de sua capacidade de enriquecer urânio

MidiaMAIS

Natiruts cita produtora errada e empresa cobra retratação em nota de cancelamento de show 

Banda emitiu um novo comunicado, citando a empresa certa desta vez