O presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, Nelsinho Trad (PSD), anunciou que pretende liderar uma missão parlamentar conjunta com a Câmara dos Deputados para dialogar com congressistas norte-americanos sobre as novas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump (Republicanos) a produtos brasileiros como aço, etanol e alumínio.
A proposta ganhou força após reunião com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, no início de maio. Alckmin apoiou a iniciativa e se comprometeu a designar técnicos do ministério para integrar o grupo de trabalho criado no Senado em abril, com foco em estratégias de comércio exterior.
Segundo Trad, a ideia da missão surgiu durante visita do encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, à Comissão de Relações Exteriores, no fim de março. “O legislativo pode e deve ajudar a amenizar os impactos dessas sobretarifas que estão acirrando tensões econômicas globais”, afirmou o senador.
Além da missão, a Comissão aprovou a realização de um debate sobre a estratégia de comércio exterior brasileira frente aos atuais desafios do mercado internacional. O evento está marcado para 29 de maio e contará com a presença de Alckmin, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e do embaixador Roberto Azevedo, ex-diretor da OMC, entre outros convidados.
*Com informações Agência Senado