Pular para o conteúdo
Política

MS pode precisar de ressarcimento após reforma tributária, diz Riedel

Governador de MS apontou perdas durante a transição da reforma
Dândara Genelhú, Vinicios Araujo -
riedel reforma
Riedel durante abertura do evento. (Vinícius Araújo, Midiamax)

O governador de , Eduardo Riedel (), disse que o Estado pode perder com a reforma tributária. Assim, disse que MS deverá ser ressarcido. A afirmação é desta terça-feira (27), durante a abertura do Seminário Estadual de Finanças de Tributação.

“Nós somos um estado que provavelmente vai perder, pela nossa natureza socioeconômica, mas vamos ser ressarcidos”, destacou. O evento ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

Conforme Riedel, “o modelo tributário brasileiro é um emaranhado que travou a economia brasileira por muitos anos”. O governador apontou que a reforma trouxe “outros caminhos aqui para o Estado”.

Contudo, citou preocupações com a reforma. “Mesmo antes da reforma, os impactos dela já se fazem sentir nos municípios e estados, que têm que extinguir FIS e Fundersul, ao extinguir”.

Assim, destacou que “não estamos extinguindo a receita do município, estamos extinguindo fundo; a receita, ela vai do ICMS”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conectadas

Para Riedel, as mudanças se conectam entre si e são longas. “É só uma amostra grátis e mostra como as coisas estão conectadas aqui, a mudança é longa e gradual. Eventualmente vai ser ressarcido o município e estado”.

Sobre as perdas citadas e o ressarcimento, Riedel apontou caminhos. “Por isso temos que fortalecer o ICMS, pensando nos municípios para os próximos muitos anos”, disse.

Ademais, pontuou os planos para os próximos anos. “Estou sentando com os municípios, falo não para uns investimentos e sim para outros. Nós vamos chegar no fim dessa década com o saneamento básico universalizado e, com certeza, quase 100% dos municípios com pavimentos nas ruas, estradas e rodovias”, disse.

Veja como votou bancada de MS na regulamentação da reforma tributária

Evento

Parceria da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Fiems e (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) promoveu o evento.

Prefeitos e autoridades do primeiro escalão do Governo do Estado participaram do encontro. Além disso, deputados estaduais de MS marcaram presença representando o Legislativo.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, participou de mesa-redonda. A programação aconteceu às 10h, com o tema: “Reforma Tributária e Efeitos e desafios para estados e municípios”.

Por fim, haverá painéis temáticos com foco prático sobre a reforma. Estes serão voltados à realidade dos municípios, com oferta de orientações técnicas e troca de experiências sobre os principais desafios da política fiscal estadual e municipal.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Copa Campo Grande de Futebol Amador

Campo Grande prorroga inscrições para a 4° Copa de Futebol Amador

Semu

Curso gratuito de Dicção e Oratória está com inscrições abertas em Campo Grande

Carro fica destruído após incêndio em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Luzes caindo do céu: Meteoros serão cada vez mais comuns em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Semana terá mudança de temperatura com chegada de frente fria

Emprego e Concurso

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade

MidiaMAIS

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

O espetáculo ocorre na próxima terça-feira (24), no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, em Campo Grande

Cotidiano

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Ele desapareceu em maio, junto com dois colegas de um curso de formação de guias de montanhismo